observações sobre o belo e o sublime

Sob um ponto de vista fortemente influenciado pelos olhos de quem viu...

Farah Serra

Uma jovem mulher que está deixando de ser quem era e se transformando em quem é... Se é fácil? Não. O que vem adiante? Não sei. Mas alguma coisa está acontecendo.

Colaboração é a nova revolução

Você sabia que é possível trabalhar de modo colaborativo, de uma maneira livre e espontânea, sem a imposição profissional? É justamente isso que nos incita o termo colaboração. E também o Bliive. Um movimento que acredita na colaboração como forma de revolucionar a ideia de valor, aproximando pessoas por meio do compartilhamento de experiências.


Colaboracao e a nova revolucao (4).jpg

Entre as definições do dicionário colaboração significa: o ato ou efeito de colaborar; ajuda, auxílio..., trazendo como sinônimos as palavras: solidariedade, cooperação, apoio, ajuda, contribuição e participação.

Colaboração remete à ideia de uma atividade realizada de forma cooperativa entre dois ou mais indivíduos.

Um dos grandes desafios dos tempos atuais é provocar a convicção de que é possível fazer mais, de que é possível ajudar outras pessoas, a si mesmo, e também o nosso sistema, sem ter necessariamente dinheiro no banco. É por isso que a economia colaborativa e compartilhada nos pede cada vez mais atenção e que, por consequência, pipocam uma enormidade de ideias e soluções criativas e inovadoras - que não portam mais o dinheiro com o único recurso ou o meio para se realizar ações e coisas.

Esta também é a mensagem e o propósito do Bliive. A plataforma online que promove uma rede de troca de habilidades e conhecimentos entre pessoas, e que tem como um de seus princípios a reciprocidade.

O Bliive é um movimento que busca por uma economia colaborativa e sustentável. É uma rede de pessoas que acreditam na colaboração como forma de revolucionar a ideia de valor, através da forma mais antiga de interação social: a troca.

No Bliive temos a oportunidade de fazer do nosso conhecimento e do nosso tempo bens valiosos.

Colaboracao e a nova revolucao (1).jpg

“O Bliive é um movimento que acredita na colaboração como forma de revolucionar a ideia de valor, aproximando pessoas por meio do compartilhamento de experiências. Colaborar é enxergar o próprio valor através do olhar do próximo e perceber que somos muito mais do que nossos salários, diplomas e títulos, que o que nos define é essencialmente nossa capacidade de acrescentar algo positivo à vida de outras pessoas.”

Como funciona?

É muito simples. Primeiro você precisa se cadastrar na rede, oferecer a sua habilidade, classificando-a de acordo com os níveis existentes (calouro, na estrada, veterano) e depois é só se lembrar de algo de que você precisa ou que gostaria de aprender.

Você compartilha a sua habilidade e, em troca, ganha o tempo de alguém.

Colaboração, uma relação de troca de habilidade e de tempo.jpg

Você pode cadastrar qualquer habilidade (aula de violão, culinária, inglês; força na mudança; ajuda com HTML, consultorias, entre tantas outras possibilidades). Você oferecerá essa habilidade em troca de TimeMoney (a moeda de tempo da plataforma) e ao recebê-la poderá trocá-la por novas experiências com outras pessoas na rede.

Uma coisa bem legal dessa moeda é que, não importa em qual país você esteja ou quão rico ou pobre você seja, ela valerá sempre a mesma coisa, pois o tempo é igual pra todo mundo!

O tempo é um bem universal e comum a todos! Colaboracao e a nova revolucao (3).jpg

“Por meio de uma economia alternativa, trocar de tempo é construir um sistema baseado no valor das pessoas, usando a moeda de tempo como forma de facilitar a troca de experiências, serviços e atividades, sem a necessidade do dinheiro.”

O bacana (e o importante) é que você faça algo que ama ou gosta de fazer, porque o ganho não está diretamente relacionado ao valor dos serviços, mas sim à troca de experiências e colaboração.

Enfim, o Bliive veio para mostrar ao mundo que todas as pessoas têm valor (conhecimentos) e que todas possuem a mesma moeda: o tempo.

Gostou?! Conheça mais e participe! Bliive – Colaboração é a nova revolução

Além da troca de habilidades pessoais também é possível participar (empresas, escolas, associações, ONGs e outras organizações) de forma institucional, veja como em: We Bliive

***

Fonte: Bliive

Adaptação do Artigo Colaboração, uma relação de troca de habilidade e de tempo, escrito por mim e publicado originalmente aqui.


Farah Serra

Uma jovem mulher que está deixando de ser quem era e se transformando em quem é... Se é fácil? Não. O que vem adiante? Não sei. Mas alguma coisa está acontecendo..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/tecnologia// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Farah Serra