Francisco Ladeira

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei; Especialista em Ciências Humanas: Brasil, Estado e Sociedade pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); articulista do Observatório da Imprensa e professor.

  • siria siria.jpg
    O conflito sírio na grande mídia

    O conflito sírio é muito mais complexo do que o apresentado pelos meios de comunicação de massa: não se trata de uma simples questão interna. Deve ser entendido dentro um contexto geopolítico muito mais amplo, relacionado à constante presença das grandes potências imperialistas não somente na Síria, mas em todo o Oriente Médio.


  • esquerda manipulção também.jpg
    Novas e velhas formas de manipulação

    Parafraseando uma clássica frase de autoria controversa, na "guerra ideológica" propiciada pelo advento das novas tecnologias da comunicação a verdade é a primeira vítima. Se em outras épocas, não tão remotas assim, distorcer informações era exclusividade de grandes grupos midiáticos; atualmente, qualquer indivíduo – independentemente de sua postura política, crença religiosa e filosofia de vida – desde que tenha acesso à rede mundial de computadores, pode editar imagens, fazer montagens, produzir vídeos tendenciosos ou reverberar falsas notícias nas redes sociais.

  • capitalismo verde.jpg
    Esquerda e pautas secundárias

    O presente artigo debate as posições de partidos políticos, movimentos sociais e indivíduos que se consideram ideologicamente à esquerda frente ao atual contexto político

  • brexit.jpg
    A crise da globalização

    Os mesmos analistas que afirmavam ser o fim da União Soviética a comprovação de que os ideais de uma sociedade igualitária não são viáveis na prática agora têm que admitir que a globalização econômica pautada na livre concorrência, além de gerar milhões de excluídos em todo o planeta (fator que por si só já é controverso), também não traz benefícios concretos para boa parte dos habitantes dos países desenvolvidos.

  • 09_-_atletico_paranaense_x_coritiba_-_giuliano_gomes_vXm52JG.jpg
    Dupla "Atletiba" versus Rede Globo

    Mesmo não tendo sido realizado, o jogo entre Atlético Paranaense e Coritiba, pela quinta rodada do estadual de 2017, ficará marcado para sempre, não só na memória daqueles que gostam de futebol, mas de todos que anelam por uma sociedade mais democrática

  • le-pen.jpg
    Por que a mídia não gosta de Donald Trump?

    Se quisermos entender as razões da atual ofensiva midiática global contra Trump, devemos deslocar o foco de questões morais para nos atermos a poderosos interesses econômicos

  • image_large.jpg
    Tragédia capixaba

    Apesar de trágicos, os recentes acontecimentos no Espírito Santos trazem uma oportunidade única para refletirmos sobre algumas questões inerentes à vida do ser humano em sociedade. Seríamos capazes de conviver harmonicamente com os nossos semelhantes sem que haja a necessidade de algum tipo de instituição repressora?

  • temer marcela.jpg
    Marcela: a figura da mulher em um governo machista

    A presença de Marcela Temer no cenário político soa anacrônica. Ela chegou para quebrar um ciclo de protagonismo feminino, no qual o modelo da mulher frágil havia sido paulatinamente substituído pela imagem da mulher à frente de cargos importantes

  • escolas.jpg
    Algumas considerações sobre o conhecimento científico

    Embora os feitos científicos sejam extremamente notáveis, o maior mito moderno é a crença positivista na ciência como solução para todos os problemas que assolam a humanidade

  • 1479160489_obama (1).jpeg
    Como a mídia brasileira representa Barack Obama

    É certo que Obama é muito mais carismático do que o excêntrico Trump. Sobre esta questão não restam dúvidas. Todavia, por mais influência que um político possa ser, um mandato presidencial é algo demasiadamente complexo, que está muito além de personalidades individuais.

  • doria-gari.jpg
    Heróis midiáticos

    O presente artigo aborda a atuação da grande imprensa brasileira na construção de "heróis políticos"

  • dilma.jpeg
    Um ano extremamente complicado

    Para quem acreditava que poderia comemorar o fim de 2016 no dia 31 de dezembro, a aprovação da PEC 55, que congela os investimentos sociais do governo brasileiro por vinte anos (ironicamente na mesma data em que foi decretado o AI-5 em 1968), fará com que 2016 termine, de fato, somente daqui a duas décadas.

  • Vista-do-Hotel.gif
    Fidel Castro, Cuba e grande mídia brasileira

    Como nosso imaginário social latino-americano tornou-se um espaço público privatizado pela mídia, articulado a partir das categorias da linguagem jornalística, um novo espaço de resistência subcontinental depende, intrinsecamente, de um esforço coletivo para “desmidiatizar o pensamento”.

  • tiosam.png
    O falacioso argumento "quem votou em Dilma também votou em Temer"

    Se quem votou no Partido dos Trabalhadores realmente pretendesse um governo que cortasse políticas sociais, sucateasse a educação, vendesse as riquezas nacionais e se submetesse incondicionalmente aos ditames do Imperialismo, entre outras medidas adotadas pelo governo usurpador, não perderia seu tempo digitando o número 13 na urna eletrônica.

  • Hillary_Clinton_1786283.jpg
    Trump, mídia e personalismos

    Com o objeto de tornar inteligível para o grande público as complexas questões que envolvem aspectos administrativos de outras nações, a mídia fornece determinados “atalhos cognitivos” (personificações, estereótipos, maniqueísmos, etc.) que auxiliam o entendimento de telespectadores, leitores e ouvintes, gerando assim a (errônea) sensação de realmente conhecer com pertinência um determinado acontecimento.

Site Meter