Francisco Ladeira

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei; Especialista em Ciências Humanas: Brasil, Estado e Sociedade pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); articulista do Observatório da Imprensa e professor.

Fevereiro, muito além do carnaval

O nome “fevereiro” provém do vocábulo latim februarius, inspirado em Februus, deus da purificação na mitologia etrusca. Para boa parte dos brasileiros, o segundo mês do ano é sinônimo de folia carnavalesca.


carnaval.jpg

O nome “fevereiro” provém do vocábulo latim februarius, inspirado em Februus, deus da purificação na mitologia etrusca. Originariamente, fevereiro possuía 29 dias (e 30 em anos bissextos).

Porém, por exigência do imperador romano César Augusto, um dos dias de fevereiro passou para o mês de agosto, para que o oitavo mês do ano ficasse com 31 dias, tal como julho, mês assim batizado em homenagem ao Imperador Júlio César.

Para boa parte dos brasileiros, fevereiro é sinônimo de folia carnavalesca. Mesmo quem não gosta da agitação não consegue ficar indiferente a essa época do ano, pois, afinal de contas, temos quatro dias de feriado, algo praticamente inimaginável em qualquer outro país do planeta.

Entretanto, fevereiro é muito mais do que “o mês do carnaval”. Para as religiões de origem africana, o segundo dia do mês é o Dia de Iemanjá, a “Rainha do Mar”. Para os mineiros, fevereiro de 1720 representou a criação da Capitania de Minas Gerais. Não obstante, as cidades de Santiago, Macapá e Buenos Aires também foram fundadas no segundo mês do ano.

iemanja.jpg

Já em 1848 uma tipografia modesta publicava pela primeira vez o Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels. Em fevereiro de 1891, era promulgada a primeira Constituição republicana do Brasil (que tornava o país um Estado Laico, com a separação entre igreja e Estado).

Em 1979, o aiatolá Khomeini tomava o poder no Irã, consolidando a Revolução Islâmica no país persa. Finalmente, há vinte e cinco anos, terminava a Guerra do Golfo, primeiro grande conflito internacional do pós-Guerra Fria.

Nasceram em fevereiro: Thomas More, autor do clássico livro Utopia; Caio Prado Junior, influente historiador paulista; Charles Darwin, biólogo britânico que formulou a Teoria da Evolução e o matemático italiano Galileu Galilei, entre outras importantes personalidades.


Francisco Ladeira

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei; Especialista em Ciências Humanas: Brasil, Estado e Sociedade pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); articulista do Observatório da Imprensa e professor. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// @obvious, @obvioushp //Francisco Ladeira
Site Meter