Francisco Fernandes Ladeira

Mestre em Geografia. Especialista em Ciências Humanas: Brasil, Estado e Sociedade. Articulista do Observatório da Imprensa. Autor de três livros.

Sobre o Cavalo de Tróia da autonomia à Polícia Federal

Estas breves palavras fazem algumas considerações sobre erros dos governos petistas


images (1).jpeg

Em minha humilde opinião, o fato de Lula e Dilma terem dado a (celebrada por muitos) autonomia à Polícia Federal foi um erro gravíssimo.

Não se trata de defender o autoritarismo. Mas entender o funcionamento do campo político brasileiro.

Na época do PT no Poder, a direita, desmoralizada, incapaz de eleger um presidente, procurou destabilizar os governos de Lula e Dilma através de mecanismos extra-parlamentares: mídia, STF, PF, tribunais de primeira instância, etc...

O PT, com a mentalidade de esquerda pequeno-burguesa, foi muito ingênuo, acreditou que a direita saberia perder e seguiria as regras do "jogo democrático".

No governo petista foi aprovada a Lei da Ficha Limpa, que delegou aos juízes a prerrogativa de decidir quem seria ou não candidato, à revelia da vontade popular.

Deu no que deu: perseguições políticas, Lava Jato, golpe, Lula preso e impedido de disputar a última eleição presidencial (justamente pela Lei da Ficha Limpa).


Francisco Fernandes Ladeira

Mestre em Geografia. Especialista em Ciências Humanas: Brasil, Estado e Sociedade. Articulista do Observatório da Imprensa. Autor de três livros. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// //Francisco Fernandes Ladeira