Ana Luiza Mendes

Historiadora metida a escrevente. escrevente porque não ousa usar o título escritora. Mas, afinal o que é uma escritora? A descobrir...

  • Hum_Saraiki_Girls.JPG
    Malala e o direito à educação das mulheres

    Malala, a garota que quase perdeu a vida por defender o acesso das meninas à educação no Paquistão, tornou-se símbolo do ativismo pelos direitos humanos das mulheres e, em 2013, foi considerada uma das 100 pessoas mais importantes no mundo. Que a influência da pessoa mais jovem a ganhar um Prêmio Nobel não seja somente na teoria.

  • pagudesenho2.0.gif
    Pagu, a louca engajada

    Pagu, cuja força não é bruta, que não é freira, nem puta, ficou por décadas esquecida da história da literatura brasileira. Junto ao esquecimento propagava-se uma imagem de uma mulher louca, imagem comumente relacionada às mulheres que fogem aos padrões de comportamentos impostos pela sociedade machista. A loucura de Pagu relacionava-se à concepção de vida e de escrita engajada, através da qual praticava o desnudamento em prol da transformação do mundo.

  • really-is-there-such-a-thing-500x500.jpg
    O desencanto da sereia

    Todos já quisemos o final feliz das princesas e dos príncipes. Todos já quisemos perder um sapatinho e que ele fosse entregue pelo amor de nossas vidas. Todos já quisemos abandonar o nosso mundo para desbravar o mundo desconhecido daquele que achamos ser o amor de nossas vidas. Todos queremos um final feliz. Mas será que o final feliz tem que ser somente o que os contos de fadas nos ensinam? E se descobríssemos que os contos de fadas não são tão de fadas assim?