olhos no mundo

Olhares que se abrem em palavras.

Rita Palma Nascimento

Olha para o Mundo com os teus olhos e não com os olhos do mundo.

A importância de saber dizer e saber ouvir um "não"

Ser sábio é saber aceitar o que não pode ser alterado, saber esperar o tempo certo de e para cada situação, saber usar a disciplina como veículo de melhoria em tudo o quanto tem margem para ser melhorado, retirar das lições os ensinamentos mais certos e aplicá-los construtivamente no futuro. É prestar atenção aos detalhes, ser respeitador e ter consciência de que um "não" ouvido ou dito no momento exacto, poderá ser a chave que futuramente abrirá a porta que realmente se quer.


IMG_20200110_082044.jpg

É fulcral saber quem se é, ter certezas a respeito das próprias convicções, valores, princípios e crenças. É preciso saber delimitar o próprio espaço, a própria liberdade sem interferir com a liberdade do outro, respeitar e respeitar-se, assumir actos e identidade, preservar a paz interior e ter perfeita consciência do caminho que se quer e daquilo que não se quer, traçando o percurso nesse sentido.

Muitas são as vezes em que o ser humano se perde por não saber dizer "não" no momento devido, sendo apanhado em situações que não deseja e se arrastam, sem que seja criada uma porta de saída. Por medo da reação do outro, por forma de compensação do outro, por receio de magoar o outro, por falta de auto-estima, de certeza, de convicção. Ou seja, evitar um "não" significa , também, em determinadas circunstâncias, agir em função do outro e não do próprio. O der humano cede por facilitismo, dá e recebe em dose excessiva na ilusão de um preenchimento de vazios e/ou falhas pessoais, permite-se ficar onde não quer (ou deseja) estar, por incapacidade de se ser honesto para consigo  e de praticar a honestidade para com os demais, por conformismo ou habituação. Age contra-vontade por não ser conciso a respeito da direcção do caminho. Aceita situações e condições por falta de imposição pessoal. Permite-se e vai-se permitindo até ao limite do desconforto, do vazio extremo, da infelicidade e do sofrimento.

Por outro lado, a arte de saber ouvir e aceitar os "nãos" da vida é aquilo impulsiona, este mesmo ser humano, em novas direcções, lhe permite ser melhor e fazer melhor, procurar novos horizontes, interesses, pessoas, evoluir, crescer, reinventar-se e encontrar-se.

Saber olhar para as derrotas, retirar a lição devida, agradecer a aprendizagem e saber utilizá-la será, sempre, meio caminho para atingir uma transformação interior positiva. Porque, em determinados momentos, aquilo de que se necessita é exatamente de que o "não" aconteça. Ser sábio é saber aceitar o que não pode ser alterado, saber esperar o tempo certo de e para cada situação, saber usar a disciplina como veículo de melhoria em tudo o quanto tem margem para ser melhorado, retirar das lições os ensinamentos mais certos e aplicá-los construtivamente no futuro. É prestar atenção aos detalhes, ser respeitador e ter consciência de que um "não" ouvido ou dito no momento exacto, poderá ser a chave que futuramente abrirá a porta que realmente se quer. Lá dentro, paz de espírito, felicidade, realização e bem-estar.


Rita Palma Nascimento

Olha para o Mundo com os teus olhos e não com os olhos do mundo. .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/sociedade// @obvious, @obvioushp //Rita Palma Nascimento