José Silveira

Professor universitário, bon vivant, hedonista e feliz com a vida. Escrevi Sob o signo da Fênix pela Canal 6 editora; A tragédia da política em Ricardo III pela Beco do Azougue editora e eventos; A tragédia da política em Ricardo II pelo Beco do Azougue editora e eventos; Sob o signo das Valquírias pela editora MouraSA.

  • still-life-pieter-claeszoon-vanitas-c-c-x-cm-8725504.jpg
    Uma coisa é certa

    A verdadeira filosofia nada mais é que o estudo da morte. Isaac Newton

  • lunar-phoenix.jpg
    Sob o signo da Fênix

    Sob o signo da Fênix devemos viver e morrer. Parece uma sina em nossa trágica, cômica e mesquinha existência.
    Viver sob o signo da Fênix - o símbolo, o caminho – é entender que viveremos em precipitadas, aflitas, angustiantes, felizes, alegres e decisivas decisões do dia a dia, seja no imortal passado, conflituoso presente e assombroso futuro.

  • jesus-christ-love.jpg
    Bach: Jesus alegria dos homens

    Essa música imortaliza a plenitude divina da harmonia. Bach tinha uma obsessão pela perfeição. Se existem limites para os artistas, músicos, esportistas, Bach alcançou nessa composição a “perfeição humana”. Um verdadeiro hino, oração do amor e da alegria.

  • Perseo2-ALTA.jpg
    Medusa e Perseu

    Em nossas vidas, tão repletas de sonhos e ilusões, há momentos de escolhas, de dilemas torturantes. Nestas situações, podemos ser vítimas de Medusa. Petrificamos. Perdemos oportunidades. Vacilamos. Fazemos escolhas erradas. Afinal, nossa vida é marcada por escolhas. No entanto, escolhas certas ou erradas fazem parte do processo evolutivo do ser humano.

  • estrelas.jpg
    A eternidade do instante

    “Eterno é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade que se petrifica e nenhuma força o resgata”.
    Carlos Drummond de Andrade

  • photo-1467179257860-0b3be79206f8.png
    Inspire

    Inspirar. Fazer nascer no coração, no espírito, um sentimento, um pensamento, um desígnio. “Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero”. Nelson Mandela

  • michel_onfray_0.jpg
    Viajar, beber e comer bem

    O verdadeiro hedonista aprecia viajar, beber e comer bem. Isso faz parte do modo de vida hedonista, mas não se trata apenas de ter prazer, e sim de fazer o bem a si e aos outros. O hedonista tem gosto pelo movimento, a paixão pela mudança e a improvisação, o desejo ardoroso de mobilidade, a vontade de independência, o culto de liberdade.

  • amor.jpg
    Acredito que o sentido da vida é o amor

    "A vida é simplesmente uma oportunidade, uma abertura. Depende do que você faz dela. Depende de que sentido, que cor, que canção, que poesia, que dança você dá à vida" Osho.

  • AURORA.jpg
    A aurora de novos tempos

    Diz o poeta Ovídio que “enquanto fores feliz, contará com numerosos amigos. Se vierem tempos sombrios, ficarás sós”. Na realidade, Ovídio está enganado. É no infortúnio e na desgraça que encontramos os verdadeiros amigos. Que serão poucos.

  • borboleta_colorida_wallpaper-36219.jpg
    Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante

    Ser uma metamorfose ambulante é ter consciência de que as ideias podem ser mudadas e modificadas conforme as experiências e a forma de se relacionar com os outros e com o mundo. “Triste não é mudar de ideia. Triste é não ter ideias para mudar”. Francis Bacon

  • sinto-ciumes-de-tudo-que-e-meu-e-de-tudo-que.jpg
    Ciúme: monstro de olhos verdes

    “Os textos de William Shakespeare são caracterizados por descrições minuciosas das paixões humanas e da loucura que muitas vezes as acompanha. O dramaturgo inglês apreciava personagens extremados, representações de violência e cenas de morte. A insanidade desenvolvida por Otelo marcou a subjetividade ocidental, por sua precisão e universalidade. É por esse motivo que análises do texto continuam a surgir e a se contradizer reciprocamente e as representações da peça nunca cessaram, desde sua primeira montagem, em 1604”.

  • eureka.jpg
    Surpresas da vida

    “Trame, planeje, calcule, postule, o quanto quiser. Sempre existirão surpresas à sua frente. Conte com isso!”
    Henry Miller

  • martinho lutero.jpg
    Amizade líquida

    O desejo de Amizade pode surgir rapidamente, mas não a Amizade propriamente dita. A Amizade é algo profundo. É uma forma de amor. E não se encontra tão facilmente em qualquer esquina. Principalmente, numa época líquida, em que os laços afetivos se rompem com bastante facilidade.

  • coragem.jpg
    Coragem

    “Inseguro quanto ao que fazer, não tente. Suas dúvidas e hesitações contaminarão os seus atos. A timidez é perigosa: melhor agir com coragem. Qualquer erro cometido com ousadia é facilmente corrigido com mais ousadia. Todos admiram o corajoso, ninguém louva o tímido”.

  • RaiosdeSol11024.jpg
    A vida é um caminho de aprimoramento constante

    Já dizia Saramago: A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver.

    Allan Kardec dizia que o espírito deve adotar uma postura diante da vida que lhe permita otimizar o conhecimento extraído de cada situação a ser ingerida. Isso é evolução.

    Essa atitude é chamada de autoatualização permanente: exercício contínuo de leitura que o homem faz de si mesmo, dos outros, do mundo, da vida. Espécie de autoanálise promotora do crescimento pessoal.
    Ou seja, como dizia o mestre francês: “nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei”.

Site Meter