José Silveira

Professor universitário, bon vivant, hedonista e feliz com a vida

  • vitória.png
    Aquilo que não me mata, só me fortalece

    Eventos devastadores podem ser um gatilho para problemas como depressão e ansiedade. Pesquisadores estimam que 75% das pessoas vivenciam alguma forma de trauma ao longo da vida, como a perda e o sofrimento de um ente querido, de um animal amado, o diagnóstico de uma doença grave, a dor de um divórcio ou separação, um acidente, uma traição, vivenciar uma injustiça e uma ingratidão... A “nova linha” da psicologia, o chamado "crescimento pós-traumático", reconhece que há o outro lado. A dor também pode representar novas e boas perspectivas.

  • buda.jpg
    Controle a sua fúria. Se você guardar rancor contra os outros, eles terão controle sobre você

    A maior vitória de nossa vida é vencer a si mesmo, conhecendo-se e escolhendo o próprio caminho. “Meu adversário sou sempre eu mesmo. Vencer a si. Vencer os ódios e as vinganças. Vencer o medo e a fúria. Essas são as verdadeiras vitórias”. Monja Coen

  • images (14).jpeg
    Viemos das estrelas

    O astrônomo americano Carl Sagan, provavelmente o maior divulgador científico de todos os tempos, costumava dizer que nós – humanos, seres vivos da Terra, o próprio planeta e todo o sistema solar – somos poeira das estrelas. Era o modo lírico dele de explicar nossas origens no Universo. Só surgimos porque outras estrelas morreram há bilhões de anos, espalhando pelo espaço matéria composta de elementos químicos que viriam a nos constituir tempos depois.

  • jesus-christ-love.jpg
    Bach: Jesus alegria dos homens

    Essa música imortaliza a plenitude divina da harmonia. Bach tinha uma obsessão pela perfeição. Se existem limites para os artistas, músicos, esportistas, Bach alcançou nessa composição a “perfeição humana”. Um verdadeiro hino, oração do amor e da alegria.

  • michel_onfray_0.jpg
    Viajar, beber e comer bem

    O verdadeiro hedonista aprecia viajar, beber e comer bem. Isso faz parte do modo de vida hedonista, mas não se trata apenas de ter prazer, e sim de fazer o bem a si e aos outros. O hedonista tem gosto pelo movimento, a paixão pela mudança e a improvisação, o desejo ardoroso de mobilidade, a vontade de independência, o culto de liberdade.

  • amor.jpg
    Acredito que o sentido da vida é o amor

    "A vida é simplesmente uma oportunidade, uma abertura. Depende do que você faz dela. Depende de que sentido, que cor, que canção, que poesia, que dança você dá à vida" Osho.

  • AURORA.jpg
    A aurora de novos tempos

    Diz o poeta Ovídio que “enquanto fores feliz, contará com numerosos amigos. Se vierem tempos sombrios, ficarás sós”. Na realidade, Ovídio está enganado. É no infortúnio e na desgraça que encontramos os verdadeiros amigos. Que serão poucos.

  • borboleta_colorida_wallpaper-36219.jpg
    Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante

    Ser uma metamorfose ambulante é ter consciência de que as ideias podem ser mudadas e modificadas conforme as experiências e a forma de se relacionar com os outros e com o mundo. “Triste não é mudar de ideia. Triste é não ter ideias para mudar”. Francis Bacon

  • sinto-ciumes-de-tudo-que-e-meu-e-de-tudo-que.jpg
    Ciúme: monstro de olhos verdes

    “Os textos de William Shakespeare são caracterizados por descrições minuciosas das paixões humanas e da loucura que muitas vezes as acompanha. O dramaturgo inglês apreciava personagens extremados, representações de violência e cenas de morte. A insanidade desenvolvida por Otelo marcou a subjetividade ocidental, por sua precisão e universalidade. É por esse motivo que análises do texto continuam a surgir e a se contradizer reciprocamente e as representações da peça nunca cessaram, desde sua primeira montagem, em 1604”.

  • eureka.jpg
    Surpresas da vida

    “Trame, planeje, calcule, postule, o quanto quiser. Sempre existirão surpresas à sua frente. Conte com isso!”
    Henry Miller

  • martinho lutero.jpg
    Amizade líquida

    O desejo de Amizade pode surgir rapidamente, mas não a Amizade propriamente dita. A Amizade é algo profundo. É uma forma de amor. E não se encontra tão facilmente em qualquer esquina. Principalmente, numa época líquida, em que os laços afetivos se rompem com bastante facilidade.

  • coragem.jpg
    Coragem

    “Inseguro quanto ao que fazer, não tente. Suas dúvidas e hesitações contaminarão os seus atos. A timidez é perigosa: melhor agir com coragem. Qualquer erro cometido com ousadia é facilmente corrigido com mais ousadia. Todos admiram o corajoso, ninguém louva o tímido”.

  • RaiosdeSol11024.jpg
    A vida é um caminho de aprimoramento constante

    Já dizia Saramago: A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver.

    Allan Kardec dizia que o espírito deve adotar uma postura diante da vida que lhe permita otimizar o conhecimento extraído de cada situação a ser ingerida. Isso é evolução.

    Essa atitude é chamada de autoatualização permanente: exercício contínuo de leitura que o homem faz de si mesmo, dos outros, do mundo, da vida. Espécie de autoanálise promotora do crescimento pessoal.
    Ou seja, como dizia o mestre francês: “nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei”.

  • personagens.jpg
    Somos todos clowns

    Creio que todos temos um clown dentro de nós. E a ideia disso tudo é que não podemos nos levar tão a sério e de vez em quando é gostoso rir de nossas bobagens.

  • Os-caminhos-para-corretores-se-protegerem-da-crise.jpg
    Não faça tempestade em copo d´água

    Há quatro regras para se viver em harmonia. 1) Não faça tempestade em copo d’ água. 2) Tudo na vida são copos d’água. 3)Valorize você mesmo. 4) A vida é importante demais para ser levada tão a sério.