José Renato Ferraz da Silveira

Professor universitário, bon vivant, hedonista e feliz com a vida

Confissões

Sofrer as maiores angústias e lograr as mais requintadas alegrias da vida perfazem a nossa trajetória terrena. Encontrar o norte de nossa travessia é um desafio.


zsolt-bodoni-the-birth.jpg

Quem somos nós? Homine sapientes-dementes? Estamos possuídos pelos mitos, pelos deuses, pelas ideias. Somos sonâmbulos. Todo o segredo do mundo está em nós. Mas há muitos mistérios. Quanto mais se caminha para o conhecido mais se vai para o incognoscível. O novo conhecimento conduz à nova ignorância. A compreensão conduz ao incompreensível. Nicolau de Cusa afirmou: “O saber da ignorância conduz ao inefável”. Ou seja, o conhecimento é a via necessária para chegar à douta ignorância.

Quem sou eu? Sou o que sou porque me alimentei em mil flores. Assimilei muito. Rejeitei muito. A minha singularidade dissolve-se quando a examino e, por fim, fico convencido de que a minha singularidade vem de uma ausência de singularidade. Como diz Edgar Morin: “tenho mesmo em mim algo de mimético que me impele a ser como os outros”. Conservei a curiosidade e o questionamento da infância. Fiz o luto das minhas interrogações e aspirações da adolescência. Cresci superficial e insuficiente como adulto.

Reconheço no fundo de minha alma: um abismo insondável, que, não deixando de me ser próprio, é o de cada um de nós. Tudo me espanta, Sempre. Cada vez mais.

Estou cercado pelo mistério. Tenho o sentimento de caminhar nas Trevas, rodeado por galáxias de vagalumes que me escondem e revelam a obscuridade da noite. A sua e a minha alma são tristes. Mesmo que haja alegria ao redor de mim, o meu coração persiste nas trevas.

TREVAS.jpeg

A aventura é desconhecida. Não haverá terra submetida nem terra prometida. Aguardo o alvorecer no anoitecer de minha existência.


José Renato Ferraz da Silveira

Professor universitário, bon vivant, hedonista e feliz com a vida.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// //José Renato Ferraz da Silveira