José Renato Ferraz da Silveira

Professor universitário, bon vivant, hedonista e feliz com a vida

Gaman (我慢 )

“Um dos valores mais importantes para os japoneses está relacionado com a palavra 我慢 (GAMAN), um termo de origem budista que significa suportar algo aparentemente insuportável com paciência e dignidade. Para os japoneses é necessário suportar as dificuldades para um objetivo maior, mantendo sempre o autocontrole e a disciplina”.


logo+gaman+alta+resolución.jpg

Quase toda a palavra japonesa não existe uma tradução literal. Na realidade, cada palavra apresenta diversos significados.

A palavra gaman (我慢 )é um exemplo dessa polissemia. Gaman é um termo japonês de origem zen-budista que significa "suportar o aparentemente insuportável com paciência e dignidade".

gaman-eyewear-logo-dark.png

Gaman expressa diversos significados: paciência, força, determinação e dignidade. Esses valores estão presentes e impregnados na cultura japonesa. Quem conhece o espírito da palavra gaman lida melhor com as adversidades. A ideia é ser paciente e lidar de forma serena com as derrotas, os fracassos, as perdas e as humilhações do dia a dia.

“O objetivo é manter a calma e a harmonia do grupo como um todo, evitando conflitos desnecessários e, principalmente, garantindo o respeito ao próximo”.

Portanto, no Japão, “seguir o gaman” é ter pensamento positivo, força pessoal, gratidão, acreditar e confiar nas autoridades, pensar no bem estar do grupo (compaixão com o próximo).

“Para muitos, a carpa, peixe de água doce muito amado no Japão, é a perfeita representação do conceito de gaman. Com determinação e perseverança, esse peixe nada contra a correnteza, superando obstáculos e atingindo seus objetivos com paciência e dignidade”. E reza a lenda japonesa, quando as carpas enfrentam duras subidas contra a correnteza, elas querem se tornar dragões.

carpa-gaman_opt.jpg

Fonte:

https://marianasensei.com.br/gaman/ https://www.japanhousesp.com.br/artigo/conceitos-japoneses-gaman/


José Renato Ferraz da Silveira

Professor universitário, bon vivant, hedonista e feliz com a vida.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //José Renato Ferraz da Silveira