José Renato Ferraz da Silveira

Professor universitário, bon vivant, hedonista e feliz com a vida

REVOLUÇÃO RUSSA

Para alguns, a revolução russa continua servindo de inspiração. Para outros, a revolução russa serve como advertência terrível.


revolução-russa-politize-1280x720.jpg

A Revolução Russa de 1917 foi um dos acontecimentos marcantes do século XX. Eric Hobsbawm destaca Lênin como o personagem de maior impacto individual na história do século XX.

revolução russa.jpg

Num nível filosófico, a revolução levantou questões profundas sobre como a justiça, a igualdade e a liberdade podem ser reconciliadas, questões que são relevantes ainda hoje, mesmo que as respostas dadas a elas pelos bolcheviques fossem fatalmente imperfeitas.

É indiscutível, conforme afirma Steve Smith, que a ideologia tenha sido de vital importância na determinação do curso da revolução bolchevique. Todos os bolcheviques – incluindo Stalin – acreditavam na teoria marxista.

O historiador Martin Malia argumenta que a União Soviética foi uma “ideocracia” cujo desenvolvimento foi guiado pelo desejo bolchevique de realizar uma visão milenarista do comunismo pela abolição da propriedade privada, do lucro, do mercado e da sociedade civil.

As sementes do totalitarismo soviético estavam na aspiração de Marx para abolir a propriedade privada.

Os elementos do marxismo tiveram um papel fundamental na formação do curso da história soviética. Os bolcheviques, eram, em essência, motivados pela revolta contra a exploração inerente ao capitalismo, contra o nacionalismo agressivo que levara a Europa ao banho de sangue da PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.

As desumanidades horrendas que resultaram da revolução, culminando no stalinismo, não devem obscurecer o fato de que milhões deram boas vindas à revolução como uma mensageira da justiça social e da liberdade.

Para alguns, a revolução russa continua servindo de inspiração.

Para outros, a revolução russa serve como advertência terrível.

revolucao_russa_capa_widexl.jpeg

O regime que havia sido considerado revolucionário acabou se transformando em uma ditadura monstruosa que perseguiu opositores e matou milhares de pessoas. O governo de Stalin durou 29 anos. Transformou a URSS em uma superpotência e deu ao país um papel decisivo na derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

SMITH, Steve. Revolução Russa. Trad. Marcio HACK. Porto Alegre. L&PM, 2017.


José Renato Ferraz da Silveira

Professor universitário, bon vivant, hedonista e feliz com a vida.
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/recortes// @obvious, @obvioushp //José Renato Ferraz da Silveira