palavra pulsante

Propagando viagens através das estantes infinitas do universo.

Tainá Fragoso

Futura estudante de astrofísica em busca incessante pelo conhecimento e fascinada pelo universo. Apaixonada por literatura, música e chás, transborda loucura pela sétima arte.

  • borboletas-voando.jpg
    De Édipo a Antígona: Macabéa conceitua a liberdade.

    Em a Hora da Estrela, Macabéa é ao mesmo tempo Édipo e Antígona, antes de sua epifania todas as suas escolhas e sua liberdade são guiadas pela ideia de um destino pequeno e, talvez, curto.

  • 150724-Huxley3.jpg
    A máquina social no Admirável Mundo Líquido

    A máquina social citada por Aldous Huxley em seu Admirável Mundo Novo é uma imagem pouco mais elaborada da realidade que se observa na modernidade. O principal artifício para o funcionamento desse sistema é a aceitação espontânea daqueles que carregam as ferramentas de manutenção dessa máquina, de forma a acreditar que essa é a verdadeira maneira de viver, a genuína liberdade.

  • images (12).jpg
    O Prometeu Moderno: do mito ao progresso da ciência e sua relação com a humanidade

    A Criatura de Victor Frankenstein é quase uma metáfora do homem segundo Rousseau, nascemos bons, mas a sociedade nos corrompe. A Criatura aprende naturalmente tudo aquilo que o faz bom, adquire conhecimento, sente pela primeira vez o amor, as emoções e a gentileza de forma oculta e silenciosa, apenas observando. Tudo isso é tomado de si abruptamente quando se atreve a aparecer e interagir pessoalmente com a "sociedade", que apenas analisa sua aparência e o ignora nauseante. Uma história de regresso? Ou uma evolução negativa do homem?

  • Crítica-Interestelar-Matthew-McConaughey.jpg
    Interestelar: a importância do conhecimento humano para o universo e a responsabilidade de estar entre as estrelas

    Apesar de a sétima arte frequentemente conseguir arrancar algumas emoções de dentro de mentes tão ocupadas, algumas obras do cinema marcam de forma diferente, trazem reflexões que remetem a questões existenciais que são intrínsecas ao ser humano, faz-nos pensar sobre a imensidão de possibilidades que existem no Cosmo e possivelmente além dele. Interestelar, o filme do diretor Christopher Nolan que foi roteirizado também por seu irmão, Jonathan Nolan, possui exatamente essas características, além de trazer em seu enredo diversas discussões sobre ética, amor e o futuro da espécie humana.

  • 2016-09-10_01.36.15.jpg
    Deixe a bela música decidir o caminho

    A música é uma senhora curandeira, capaz de tratar das mais diversas aflições e solidões do mundo. Ela proporciona momentos de puro êxtase, faz florescer uma primavera de sensações, uma vontade de sair pelo mundo afora conhecendo pessoas ou de se isolar num quarto chorando a saudade. Música é coisa pra ser dividida, indicada e muitas, muitas vezes ouvida.

  • love-is-illustrations-korea-puuung-89-574fed45684c5__880.jpg
    Verbo no Infinitivo

    Amar é estar em sintonia com outro ser humano, é o maior exercício de empatia que podemos realizar. É uma poesia intimista que emana todos os dias de várias formas diferentes e que proporciona uma evolução para a alma humana.

  • ad_162679026-e1426166827279.jpg
    Sejamos todos Edith

    Edith era mais do que uma velhinha de 85 anos, ela era por inteiro um livro de histórias, o maior de todos eles. Edith era o tipo de pessoa que todos deveríamos ser, um pouco de tudo. Escritora, atriz, jardineira...o tipo de pessoa que não esquece seus ideais e manias com o tempo, o tipo de pessoa que não se conforma com a idade e que deseja continuar até onde puder, o tipo de pessoa que não se acomoda.

  • frida1.jpg
    Frida por tudo, contra todos

    Mais do que uma artista, Frida Kahlo vivenciou um momento de mudanças que transpareceu no modo como decidiu seguir sua vida. O fato é que ela foi por completo uma revolução, seu próprio viver era uma afronta ao destino que tanto a tentou matar e machucar, sua harmonia e a alegria que propagava era um borrão, uma linha torta, um erro no livro que a vida havia escrito para ela.

  • HumanSpaceship2_TsevisHubbleRJN_2000.jpg
    O explorador do mundo das ideias e profeta contemporâneo

    Como será o futuro? Temos um destino traçado? O ser humano vive em busca de respostas para questões sobre o universo e ao mesmo tempo procurando alternativas para as possibilidades imaginadas, Asimov através da literatura e do sábio uso das palavras nos trás uma perspectiva esperançosa acerca do nosso destino e em seu mundo das ideias consegue prever uma imensidão de sentimentos e caminhos para nossa evolução e para o sentido da vida.