palavra pulsante

Propagando viagens através das estantes infinitas do universo.

Tainá Fragoso

Futura estudante de astrofísica em busca incessante pelo conhecimento e fascinada pelo universo. Apaixonada por literatura, música e chás, transborda loucura pela sétima arte.

Frida por tudo, contra todos

Mais do que uma artista, Frida Kahlo vivenciou um momento de mudanças que transpareceu no modo como decidiu seguir sua vida. O fato é que ela foi por completo uma revolução, seu próprio viver era uma afronta ao destino que tanto a tentou matar e machucar, sua harmonia e a alegria que propagava era um borrão, uma linha torta, um erro no livro que a vida havia escrito para ela.


frida1.jpg

Se tornou algo extremamente comum ouvir o nome dessa grande artista mexicana, sua imagem pode ser visualizada e reconhecida facilmente por qualquer pessoa, Frida Kahlo criou um contexto e uma revolução cultural e social tão impactante que fica quase impossível não reconhecer sua grandiosidade. Muitos consideram essa exposição como algo ruim, mas se pensarmos que um dia Frida foi considerada contra todos os estereótipos de sua época, conhecê-la e admirá-la hoje é sinal de transformação, de mente aberta e de um mundo mais livre.

Nascida na explosão de uma revolução, Frida Kahlo surge como a própria imagem do seu país, ansiosa para a liberdade e criação de uma identidade única, longe da influência artística e cultural de outros países. Em plena 1910 as armas foram levantadas para lutar contra o governo de Porfírio Díaz e Frida, apaixonada pela revolução, mesmo tendo nascido em 1907 considerava seu o mesmo ano da luta.

2016-08-28_16.09.24.jpg

Assim como o México na época, Frida se sentia insatisfeita, queria mais, queria liberdade, queria viver. A artista que hoje representa e é conhecida por suas obras surrealistas sempre deixou claro que "não pintava sonhos, pintava a própria realidade". Desde pequena experimentou que não seria fácil viver, quando contraiu poliomielite e o resultado foi uma lesão no pé que acabou por criar um apelido entre as crianças e depois no acidente que destruiu sua coluna, Frida provou que era forte o suficiente para se manter entre os vivos e com força bastante para impressionar com sua personalidade e arte.

Talvez todos os acidentes pelos quais Frida passou tenham influenciado seu comportamento, hora feminino, hora masculino, como forma de fugir de sua dolorosa realidade. Mais tarde, quando se casou com aquele que foi o grande amor de sua vida, possuir diversas faces também tenha sido vantajoso em sua relação de infidelidade. O fato é que Frida Kahlo foi por completo uma revolução, seu próprio viver era uma afronta ao destino que tanto a tentou matar e machucar, sua harmonia e a alegria que propagava era um borrão, uma linha torta, um erro no livro que a vida havia escrito para ela.

2016-08-28_16.02.13.jpg

Era uma artista por completo, tudo o que era foi inventado por ela mesma, de tão inovador. Suas roupas de uma originalidade mística e seus lábios sempre pintados enchiam a vida de todos que a conheciam com uma cor e uma alegria incomparáveis. Frida era um jardim de flores de todas as cores e perfumes, flores muitas vezes lindas e radiantes e outras machucadas e secas. Poucos cuidavam desse jardim, talvez não quisesse ser cuidada, mas muitos ainda buscam inspiração em sua resistência e imortalidade.

A arte de Frida Kahlo não pode ser comparada a nenhuma outra arte, suas pinturas ultrapassam o tecido dos sentidos e trazem seu sofrimento para a realidade de cada um, o traço melancólico e a mistura de elementos em seus quadros mostram a confusão que foi ser quem era, as cores e autorretratos brigam por mostrar a vontade de viver e gritar a dor que sentia todo o tempo, de forma poética e artisticamente talentosa.

images (8).jpg

Além de tudo, Frida quebrou tantos padrões quanto poderia querer, seus relacionamentos com homens e mulheres quase não foram suficientes para ela mesma, seu comportamento precoce na vida sexual e seus pensamentos considerados desconcertantes eram e são ainda hoje marcas da imensidão de sua alma. Toda a sua vida foi embalada pelo som de uma boa música mexicana, ao ritmo de instrumentos alegres e contagiantes, mas com uma profundidade poética e complexa que somente um ser humano como Frida Kahlo pode viver.


Tainá Fragoso

Futura estudante de astrofísica em busca incessante pelo conhecimento e fascinada pelo universo. Apaixonada por literatura, música e chás, transborda loucura pela sétima arte..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Tainá Fragoso