palavras desassossegadas

Tudo aquilo que se tornou recôndito, de uma maneira ou de outra, esforça-se por se manifestar.

Jonathas Rafael

A língua é parte integrante do ser humano: constitui sua identidade. Por sê-lo, não é estável, muito pelo contrário, é viva. A língua é metamorfose.

  • Machado de Assis.jpg
    1° Suicídio de Machado de Assis

    Por diversas vezes Machado de Assis quase colocou o ato de suicídio em prática em sua obra, porém, na maioria das vezes, foram apenas ameaças. Mas, em verdade, aguardava a ocasião certa, colocou-o em prática pela primeira vez em um de seus contos e pôde fazer seus leitores refletirem sobre suas existências...

  • Machado de Assis.jpg
    A condição humana no conto A igreja do diabo, de Machado de Assis

    Machado de Assis (1839-1908) foi e ainda é um dos literatos mais importantes do mundo. Passados mais de 100 anos de sua morte, seus escritos ainda continuam sendo fonte inesgotável de pesquisa. Por meio da arte, da sua arte, conseguiu dissecar a condição humana de uma maneira até então desconhecida. Escancarou, sem pedir permissão, sem usar de delicadezas hipócritas, o íntimo do ser humano. Resultado: ódio e amor intensos, duas manifestações de afeto inseparáveis, em relação à sua pessoa.

  • TV.jpg
    Crimes e tevê: precisamos falar disso

    Assistir a programas televisivos que buscam, explicitamente, transmitir crimes aos telespectadores, tipificá-los segundo as classes sociais, propagar ideologias estigmatizantes e naturalizar atos de violência, ao que parece, está se tornando um hábito cada vez mais frequente por certa parte da população brasileira. Isso é um problema, porque cada vez que discursos assim ganham força, a sociedade retrocede; nós, seus seres integrantes, também.

  • Cartas (2014) - Michal Jarmoluk.jpg
    Cartas a um pai ausente – Ensaio

    Cartas possuem a capacidade de revelar nas entrelinhas nosso mais íntimo eu. Quem nunca enviou uma, duas, três... a um destinatário que o tempo, cautelosamente, fez questão de fazer esquecível? Por isso foram compiladas neste trabalho cartas, cada uma com suas particularidades, de um autor anônimo a seu pai, seu querido pai, para serem lidas, melhor dizendo, analisadas. Os detalhes são essenciais, porém, não menos fugidios.

  • Gavroche at 11 years old Victor Hugo - 1850.jpg
    Arteterapia: as artes enquanto instrumentos terapêuticos

    Toda arte pode ser utilizada como instrumento terapêutico, já que é capaz de promover as reorganizações emocional, social, intelectual e espiritual, isto é, qualidade de vida. Por interligar as realidades interna e externa do sujeito por intermédio de sua simbologia, transforma-se em uma técnica singular, e não exclusivamente artística.

  • Literatura.jpg
    Sobre a importância da Literatura

    Este artigo visa a discorrer sobre a Literatura, limitando-se a apresentar a ideia de que ela, embora, com muita frequência, tratada como algo de pouca importância, é capaz de fazer com que seus leitores desenvolvam uma posição ativa diante da realidade na qual estão inseridos. Literatura é investimento!

  • Sigmund_Freud_LIFE.jpg
    Psicanálise e literatura: reflexões sobre os escritores e suas criações

    O que os escritores fazem, ao elaborar suas criações literárias? De onde eles extraem seus conteúdos? Como essas afetam seus leitores? São perguntas a que este artigo buscará responder, para tanto, fundamentando-se nos argumentos de Freud: um psicanalista amante da 6ª arte.

  • Machado de Assis.jpg
    Machado de Assis: um brasileiro instiga-dor

    Machado de Assis é, sem dúvida, um exemplo de superação. Mesmo sendo considerado pela elite burguesa de sua época um “ninguém”, não desistiu de seus objetivos, tanto é que se tornou um dos principais literatos do mundo. Com efeito, este artigo tem por objetivo discorrer, de maneira sucinta, acerca de sua vida, bem como evidenciar peculiaridades de sua obra.