palavras na barriga

Verbalizo as emoções que me provoca o mundo!

Daniela Monteiro Torres

Apaixonada por viagens, acredita que:
"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." Fernando Pessoa

Não queremos mais Abelhas Rainhas

Encontro-me muitas vezes perdida em discursos machistas, que dizem que as mulheres são complicadas, muitas vezes invejosas e que muitas mulheres juntas ninguém as aguenta…


women.jpg

Eu mesma, em algum momento da minha vida, já posso ter dito que prefiro trabalhar com homens… Mas não é assim, não é verdade que somos invejosas e competitivas ao ponto de nos pisarmos. Cada vez mais essa ideia está a ser contrariada pelo nosso desenvolvimento intelecto-cultural e aprendemos a valorizar a companhia de mulheres fortes e admiráveis.

A ideia de que mulheres que assumam cargos de liderança são mais críticas e repressoras com outras mulheres, suas subordinadas, foi durante muitos anos uma realidade, mas já não é.

O conceito de “abelha rainha” foi alimentado pelos homens, com o objetivo de limitar a evolução profissional das mulheres. Eles, lá no alto do seu trono, deleitavam-se em pleno júbilo, ao ver as abelhas rainha a “lutar até à morte”. Enquanto as mulheres, ofuscadas pela ânsia de serem melhores que a outra, não batalhariam pelo verdadeiro papel de uma líder; e contentar-se-iam com a aprovação da sociedade.

A inveja é um sentimento medíocre e triste, pobres das pessoas que sentem inveja dos próprios amigos, e não conseguem transformar esse sentimento em orgulho e admiração pelos mesmos.

Há um ditado que gosto muito, que diz: “Uma flor não compete com a flor que está ao seu lado, simplesmente floresce”. O sucesso de outra mulher não diminui a possibilidade de eu também atingir o sucesso, pelo contrário, inspira-me e incentiva-me a ser melhor pessoa e melhor profissional.

No geral as mulheres são mais organizadas, têm mais sentido de responsabilidade, e têm uma capacidade inata de fazer mais do que uma atividade ao mesmo tempo. Se juntamos a isto, a criatividade, inteligência e bom coração, encontraremos a companheira perfeita para trabalhar.

A vida profissional ocupa cada vez mais um lugar de destaque nas nossas vidas, e quase sempre ainda temos que estar sob o comando de homens, que são seres com outras necessidades e diferentes características.

mulheres.jpg

No momento em que se começou a questionar a igualdade das mulheres no local de trabalho, levantaram-se diversas questões: como a maternidade, a amamentação, o esforço físico, etc; nenhum destes temas deve ser visto como um problema, apenas há que criar um novo conceito de vida em sociedade, onde homens e mulheres coabitam com respeito e inteligência, reconhecendo que as particularidades de cada um, não podem ser encaradas como debilidades ou limitações.

As mulheres não precisam que se lhes dê igualdade, porque não somos iguais aos homens. As mulheres precisam que a sociedade se liberte de preconceitos impostos há centenas de anos, se adapte às características de cada género e que finalmente respeite as escolhas de cada um.

Por sorte, estou e sempre estive rodeada de mulheres excecionais, que me motivam e me emocionam, por serem tão fortes e frágeis ao mesmo tempo, tão humanas, mas racionais; mulheres inovadoras, cosmopolitas e com profundos e admiráveis valores. [Este artigo é dedicado a todas as mulheres da minha vida, minha mãe, minha irmã, minhas tias, avós, amigas e companheiras de vida. Unidas somos mais fortes e somos melhores pessoas.]


Daniela Monteiro Torres

Apaixonada por viagens, acredita que: "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." Fernando Pessoa.
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/sociedade// @destaque, @obvious //Daniela Monteiro Torres