Ilma Pessoa

Navego em ideias e tormentas, que atravessam uma mulher e seu tempo.

  • brigitte-bardot.jpg
    Vazio é o mundo sem les femmes fatales

    Elas querem a lealdade dos indulgentes, o vigor dos apaixonados e a canção dos poetas.Quem tiver o privilégio de encontrar uma remanescente de carne e osso, que não hesite em denunciá-la. Sem dúvida, les femmes fatales preferem ser cultuadas de perto e por muitos, simultaneamente.

  • trio.jpg
    A pegada evolutiva da motivação

    O homem irracional, criado por Woody Allen, valorizou os extremos que predominavam na sua maneira de pensar, transformando-os em atitudes que faziam sentido apenas para ele. Não é à toa que durante um dos diálogos no filme ele cita a frase célebre de Sartre: “O inferno são os outros”, como se estivesse finalmente celebrando o encontro consigo mesmo, ou melhor, com o “bom selvagem”.

  • NY Metro 1.JPG
    NY: uma irresistível cortesã

    O vento frio sopra intenso, o sol ilumina o Hudson e a alma canta, não para o Redentor mas para a Liberdade. Sorry, Jobim, não sinto saudade do Brasil.

  • Deus e o Diabo.jpg
    Fábulas são histórias mal contadas

    Se o dilema for escolher entre o bem e o mal, esqueça as parábolas. Vá direto a quem conhece do riscado, lendo o conto "A Igreja do Diabo", de Machado de Assis, porque aí o papo sobre a verdadeira natureza humana é com Deus e Satanás, intermediado por quem realmente sabe escrever pra gente grande.

  • Stones.jpg
    O individualismo e a autossatisfação movem o mundo

    Então por que o ato ceder aos proprios impulsos é muitas vezes encarado pela sociedade como algo a ser combatido, egoísta e imoral? O coletivo, por ser limitado – ao tentar agrupar as pessoas numa tediosa e infeliz zona de conforto – é reacionário e igualmente invejoso do gozo pessoal.

  • taxi-nyc.jpg
    Pegue um táxi na esquina - Um conto libertário

    Finalmente percebeu que, na esquina dos 70 anos, trocar o hoje pelo amanhã é dar-se ao luxo do porvir.

  • birdman-american-sniper-2-shot.jpg
    Quem nos salvará dos nossos heróis, senão nós mesmos?

    Birdman X Sniper. De uma forma ou de outra, como disse o super Bob Dylan, “o melhor que você pode fazer por uma pessoa é inspirá-la”, então vá ao cinema, mas trate de se salvar sem precisar matar ou morrer pra isso.

Site Meter