paradoxum

Resilience, learning to live, to have the free soul, and manifesting freedom

Érika Marques

Atualmente cientista num país engraçado, tentando terminar um PHD, áreas de concentração química, engenharia e biotecnologia ( Tirei do lattes ).

Resiliente

Resiliente é um termo mais físico que psicológico estritamente ligado a resistência dos materiais. Definindo é um conceito psicológico emprestado da física, definida como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas (sem entrar em surto).
É muito fácil tratar de resistência de materiais, quando se trata de sentimentos e emoções esse conceito pode ser aplicado?


Darwin já dizia em sua teoria evolutiva na seleção natural, os indivíduos são selecionados pelo ambiente. A seleção natural destrói, e não cria. O problema da existência de um objetivo não surge da eliminação dos inaptos, e sim da origem dos aptos. Em qualquer sistema onde ocorram essas características deverá ocorrer evolução.

11154784_10206680801165832_8068181277133773193_o.jpgFoto Tirada no Deserto do Atacama no Chile, uma das nossas melhores viagens, Foto de Erica Souza

De acordo com os psicólogos e psicanalistas a resiliência não nasce com o indivíduo, mas pode ser aprendida, como desenvolver a resistência?

Meu caro... não é uma tarefa fácil, mas para isso você precisa se permitir viver, viver todas as experiências que a vida irá lhe proporcionar, muitas vezes posso garantir que elas não serão sempre belas e nem as mais felizes, mas você irá sobreviver, e você se libertará, mas precisamos sair da bolha (zona de conforto).

Tudo se tornará mais leve quando você começa a perceber o quanto de pedras você carrega para sustentar um status imposto pela sociedade mesmo que de uma forma sutil

O filme into the wild (2007) e wild (2014) retratam isso, os livros são mais completos, para conseguir sair da floresta em que você está vivendo, e ver o céu, chegando à ponte dos deuses (frase de Reese Witherspoon, In The Wild, 2014). É necessário encontrar a si mesmo sendo resiliente. Seja na PCT, (Pacific Crest Trail), ou no meio da vida selvagem. Você precisa conhecer a si mesmo.

Como? Medite... Busque o seu autoconhecimento o Raja Yoga redefine o “eu” como uma alma e permite a conexão e o relacionamento diretos com a Fonte Suprema da energia mais pura e da consciência mais elevada. O Raja Yoga pode ser traduzido como “união suprema” ou como “conexão mais elevada”.

É fácil você acordar e dizer hoje irei manifestar a minha alma livre... mas como? (Texto antigo da Obvious). O caminho é Resiliência, aprendendo a viver, para ter a alma livre, e manifestando a liberdade.

A procura por respostas ou atalhos para chegar a manifestar na vida o que você acha que poderia fazer você mais feliz. O bem-estar e satisfação nunca estiveram fora de nós e nunca foi colocado em liberdade condicional.

11160072_10206680797525741_6897993203483301082_o.jpgFoto Deserto do Atacama no Chile, Foto de Erica Souza

Na vida, não existe nada a temer, mas a entender. Marie Curie

Diversos conceitos físicos, químicos, filosóficos e sociais podem ser aplicados para conquistar a resiliência, assim como a cultura e conhecimentos antigos. Nenhum conhecimento deve ser desprezado, nem as relações interpessoais são banais.

Muitas pessoas em processo de autoconhecimento buscam as civilizações mais antigas ou consideradas mais espirituais como a Índia ou tudo o que as abrange, budismo, hinduísmo, etc., E o que deparamos ao ler o livro de comer, rezar e amar, a luta desenfreada da procura da felicidade e satisfação.

No final a autora descobre que tudo estava ali, dentro dela! Sua auto-realização, seu autoconhecimento estava apenas adormecido, ela só precisava liberar e se libertar! (paz e luz sempre). Mas, para se tornar e reconhecer a pessoa em que precisava ser, ela precisou ser resiliente.

Um exemplo mais científico, Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Galileu viveu numa época atribulada acabou condenado por desobediência e por proferir conteúdos contra a doutrina católica.

Provavelmente se Galileu não tivesse sido resiliente, estaríamos vivendo uma teoria antiga e defasada sem uma grande revolução cientifica. Ser acusado, rejeitado, desprezado blá blá.. Levariam muitas pessoas ao completo surto psicológico, porém ele resistiu! Resistiu que trouxe uma grande revolução cientifica!

Outros exemplos menos científicos, Martin Luther King um líder de movimentos que buscavam o respeito aos direitos dos negros e o fim da discriminação racial nos EUA. Bob Marley o seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Levou, através de sua música, o movimento rastafári e suas idéias de paz, irmandade, igualdade social, preservação ambiental, libertação, resistência, liberdade e amor universal ao mundo.

A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio. Martin Luther King

Como já citado “Em qualquer sistema onde ocorram essas características deverá ocorrer evolução”. Darwin

Somos forçados a evoluir, somos forçados a crescer, “Forçados” pelo instinto natural de sobrevivência, porém a evolução só ocorre com os mais fortes, no caso os resilientes. “Tudo é para a evolução, seja pelo amor ou pela dor”

Não importa se você terminou uma graduação, mestrado, PHD, ou se tem um alto cargo, o dinheiro e títulos não agrega autoconhecimento nem o aprendizado de uma resiliência. Muitas pessoas carregam o fardo de sustentar um status e se submetem a diversos tipos de sentimentos prendendo muitas vezes até a própria alma.

Nossas vidas projetam nosso modelo de pensamentos, palavras e ações, aquilo que cremos a respeito dos outros acerca da própria vida. Se não gostamos das condições atuais em nossa vida, lembramos que temos domínio para refazer o nosso mundo.

10911317_388228308004664_7280397488024615605_o.jpgAndando pelo Rio Negro, Amazonas, Foto de Erick Souza

Ter a força necessária para REFAZER, ou RECRIAR precisa do entendimento do próprio eu, conhecimento de suas limitações, trabalhar para superar seus medos e desafiar a si próprio, propondo metas, saindo de sua zona de conforto, permitindo experimentar.

A liberdade só acontece quando você conhece a verdade, (a sua própria verdade) manifestar sua alma livre requer um conhecimento interno, muitas vezes doloroso e encoberto por mentiras sutis.

Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto. Dalai Lama

No meio de tanta turbulência de uma sociedade, status, correria.. Como praticar? Como ser resiliente? Como? A resposta está dentro de você, a minha foi buscando o sentimento à percepção e o conhecimento que tenho encontrado a mim mesma.

Publicado originalmente em https://paradoxoemrk.wordpress.com/2015/08/04/resiliente/

Referências bibliográficas (retirado de, de acordo com, adaptado de ..) contatos. Publicado originalmente em:


Érika Marques

Atualmente cientista num país engraçado, tentando terminar um PHD, áreas de concentração química, engenharia e biotecnologia ( Tirei do lattes ). .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Érika Marques