paula lario

Era pra ser um texto simples, mas virou a minha forma de enxergar a vida.

Paula Lario

Paulista, paulistana, formada em jornalismo e pós graduada em comunicação corporativa e RP. Achou que tinha tudo a ver com publicidade, mas viu que o seu negócio era mesmo escrever. Viciada em sorvetes, procura levar a vida de uma forma leve, saborosa e, refrescante. Amante de vinho e de um bom café, não abre mão de brindar os bons momentos da vida mas, principalmente, a reciprocidade!

a educação financeira em um mundo de gastões

A vida precisa ser bem mais do que um amor mal curado, e aprender a administrar a vida financeira pode levar algum tempo, mas vale como investimento de vida. Se é verdade que investir em conhecimento rende sempre os melhores juros, que sejam colhidos frutos em breve.


money-1015277_1920.jpgLi esses dias uma frase de Benjamin Franklin que dizia o seguinte “Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”. Pura verdade. Arrisco dizer que conhecer as necessidades que temos de aprendizado é tão essencial quanto à necessidade de sabermos como anda nossa saúde.

No entanto, com os bombardeios diários de informações que nos atingem, percebi que um assunto têm passado despercebido no dia a dia de muita gente, inclusive no meu: a educação financeira. E sim, isso é grave. Mas se você não faz parte deste grupo e cuida com cautela dessa área da sua vida, pode continuar lendo este texto também, mas já deixo aqui os meus sinceros parabéns.

Eu não sabia, mas depois que passei a ler um pouco sobre esse assunto vi que, no Brasil, a educação financeira ainda é considerada um patinho feio, por motivos simples: o tema ainda não tem muita atenção por parte do governo e, pior ainda, por parte dos pais, que de modo geral não falam sobre finanças com seus filhos. Apesar de merecerem um grande desconto (juro que não foi um trocadilho!), pois não é possível ensinar o que não aprendemos, sempre é tempo de aprender e repassar um novo tema.

A maior parte das pessoas não se preocupa muito com o tema e vão levando a vida do jeito que é possível, gastando a vontade no cartão de crédito e acumulando dívidas, uma atrás da outra. Quem não conhece alguém assim, hein? Calma, eu não sou (e nem virei de uma hora para outra) uma expert no mundo financeiro. Jamais.

Mas peguei-me pensando em como mudar isso, sabe? Como eu poderia contribuir para que as pessoas, assim como eu, tivessem mais conhecimentos?

Durante as minhas pesquisas pessoais, vi no blog Dinheiro Planejado que foi divulgada uma pesquisa no início deste ano, pelo Banco Central do Brasil, onde aponta que o investimento em caderneta de poupança teve o pior resultado em anos.

Tá, mas o que isso quer dizer? Lendo mais um pouco, percebi que isso pode ser um indicador de que as pessoas de um modo geral estão aprendendo a fazer as contas e investir no lugar mais rentável, que segundo o especialista do blog, neste momento, não é a poupança. Recomendo a leitura para quem quer saber mais sobre os conceitos de planejamento financeiro e investimentos, além de descobrir formas de aplicá-los no dia a dia.

Como boa jornalista e tagarela que sou, jamais pensei em fazer um texto sobre educação financeira. Mas percebi que esse assunto chato (pra mim) pode fazer a diferença no meu dia a dia, já que esse exercício de filtragem de conhecimento é de grande valia, haja vista que a vida precisa ser bem mais do que um amor mal curado.

Aprender a administrar a vida financeira pode levar algum tempo, mas acredito que vale como um investimento. Quem sabe não dará para colher frutos em um futuro próximo? Que assim seja!


Paula Lario

Paulista, paulistana, formada em jornalismo e pós graduada em comunicação corporativa e RP. Achou que tinha tudo a ver com publicidade, mas viu que o seu negócio era mesmo escrever. Viciada em sorvetes, procura levar a vida de uma forma leve, saborosa e, refrescante. Amante de vinho e de um bom café, não abre mão de brindar os bons momentos da vida mas, principalmente, a reciprocidade! .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// @obvious //Paula Lario