pausas

Pequenas pitadas de artes...

Ana Carol Rodrigues

Comunicadora sociável e pseudo produtora que aproveita as Pausas para escrever enquanto aprecia café ou vinho tinto..

Pela “estradafora” - Quando o Teatro pode ser qualquer lugar...

A capacidade de sonhar pode despertar a vontade de agir para tornar o sonho realidade, é o que podemos aprender com o trabalho realizado pelo Teatro de Tábuas, grupo itinerante que viaja o Brasil em um Teatro móvel, com a missão de promover o acesso a bens culturais...


Em “A tempestade”, Willian Shakespeare sugere que “Nós somos feitos da matéria de que são feitos os sonhos”, não se prendendo ao contexto da frase, mas a matéria de que os sonhos são feitos, sonhar é conjunto de imagens, de pensamentos ou de fantasias que se apresentam à mente durante o sono, se somos feitos dessa matéria somos capazes de prover transformações, somos capazes de idealizar, criar, agir e concretizar, pois nos sonhos somos capazes de tudo. Porém... até onde um sonho pode chegar?

Na cidade de Campinas, região metropolitana de São Paulo está a sede de um grupo que extrapolou seus sonhos para todo o Brasil; E olha que não era simples, queriam levar a experiência do teatro ao maior número de pessoas possível. Assim nascia a filosofia do Núcleo experimental Teatro de Tábuas:

“Somos atores. Somos criadores. Somos sonhadores e fazedores. Somos pessoas preocupadas em promover a cultura, formar público para o teatro, ampliar o debate sobre Educação, sob a múltipla perspectiva da arte. Idealizamos projetos culturais e educativos que podem ser levados para qualquer lugar do Brasil. Somos essencialmente itinerantes.”

teatro 1.jpg Todos os Direitos reservados a Teatro de Tábuas

A construção dessa história teve início em 1999, nascidos das tábuas, pois o primeiro barracão foi uma fábrica de vassouras abandonada e remetendo ao processo de construção tanto do palco quanto da estrutura da ONG em si há 16 anos, o Núcleo se dedica a divulgação cultural de forma peculiar.

Se você não pode ou não conhece teatro, se a sua cidade não tem estrutura de apresentação, não tem problema, a “Carreta Palco” vai até você. Trazendo lembrança da cultura circense, onde se perambulava de cidade em cidade, mas com uma tecnologia totalmente diferenciada.

Ao invés de uma tenda, a carreta se transforma em um verdadeiro teatro móvel.

teatro 2.jpg Todos os Direitos reservados a Teatro de Tábuas

De acordo com Jorge Luís Braz, criador e fundador da ONG, a instituição sempre esteve voltada a três objetivos principais: a inversão do fluxo da produção cultural, de capital - interior para interior - capital, fazer teatro de qualidade para quem não tem acesso ao teatro e ser um objeto de gestão qualificado com sustentabilidade, permitindo a continuidade dos projetos.

Para tornar o sonho possível, a ONG desenvolveu a tecnologia que define a sua essência itinerante com a criação de equipamentos móveis que permitem a realização de peças teatrais e outros eventos culturais com a mesma qualidade em qualquer lugar do Brasil.

teatro 3.jpg Todos os Direitos reservados a Teatro de Tábuas

Mas como é que a mágica acontece?

A ONG além de recursos próprios se apoia em leis de incentivo a cultura, como a Rouanet. Cada projeto desenvolvido tem um público específico, as atividades são nas ruas e por esse motivo acabam atingindo toda comunidade da cidade visitada. O trabalho dos últimos anos gerou projetos “guarda-chuva”, ou seja, todos os anos são criados novos espetáculos dentro de cada um desses projetos.

Entre eles cabe destacar O “Auto de Natal” que traz temáticas essenciais do sentir, como: amor, amizade sem a necessidade de um foco religioso e o “Circuito estradafora”, tido como a menina dos olhos do grupo por ser o primeiro sonho que se realizou.

teatro 4.jpg Todos os Direitos reservados a Teatro de Tábuas

O circuito hoje, conta com uma sala de teatro móvel com capacidade para 140 pessoas montada sobre uma carreta. O objetivo era suprir as cidades pequenas e não tão pequenas que não tinham um espaço para realização de eventos culturais, nem equipamento adequado para a realização das apresentações, muitas acabavam se prejudicando por falta de iluminação ou sonorização, a ideia foi utilizar um grande túnel inflável, que garantia que a “Carreta Palco” e as cadeiras poderiam ser colocadas e a partir dessa experiência nasceu o projeto, que hoje tem uma estrutura para sessões de cinema e oficinas culturais, tornando-se assim um espaço múltiplo e móvel.

teatro 5.jpg Todos os Direitos reservados a Teatro de Tábuas

Estima-se que 80% do público estão tendo pela primeira vez um contato com um espetáculo teatral. O que faz com que os resultados do projeto sejam até maiores que o inicialmente almejado pois, os ganhos culturais e sociais para as comunidades visitadas são imensuráveis.

A temática abordada nas peças em geral é educativa, e um dos temas recorrentes tem sido a preservação do meio ambiente.

teatro 6.jpg Todos os Direitos reservados a Teatro de Tábuas

O Público em sua maioria é infantil. Para a ONG, trabalhar com crianças traz sempre uma experiência transformadora para os envolvidos, primeiramente por ser o público mais sincero que existe, a criança traz uma sensação clara se o espetáculo agrada, tendo em vista as reações que provoca.

teatro 7.jpg Todos os Direitos reservados a Teatro de Tábuas

Além dos projetos teatrais, a ONG também abre espaço para discussões por meio da realização de Congressos de Arte-Educação.

O trabalho realizado pelo grupo torna claro como o sonhar, acreditar e agir pode transformar e trazer novas ideias para o ambiente cultural.

O acesso a cultura é necessário, enquanto esse sonho não se torna uma realidade para todos, é sempre bom contar com uma ajudinha da matéria de que são feitos os sonhos!!!

Fonte: www.teatrodetabuas.com.br


Ana Carol Rodrigues

Comunicadora sociável e pseudo produtora que aproveita as Pausas para escrever enquanto aprecia café ou vinho tinto.. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //Ana Carol Rodrigues