pausas

Pequenas pitadas de artes...

Ana Carol Rodrigues

Comunicadora sociável e pseudo produtora que aproveita as Pausas para escrever enquanto aprecia café ou vinho tinto..

James Corbett: o artista do ferro velho

A arte contemporânea traz alguns nomes cujo trabalho precisa ser conhecido, seja pelo talento ou pela forma inusitada com que expressam a sua arte. O australiano James Corbett é um deles. Ex dono de um ferro velho, ele fez com que simples peças de carro se transformassem em esculturas improváveis com muita criatividade.


inicio.jpg

O trabalho de James teve início em 1998, em uma tarde chuvosa. Sem ter muito que fazer no trabalho, decidiu executar algumas ideias que estava planejando já há algum tempo. Soldou algumas peças e acabou gostando do resultado da sua primeira escultura, a qual expôs no balcão da sua loja.

O site do artista conta que, ao ser elogiado por essa escultura, ele descobriu que sentia prazer em construir esses objetos com as peças dos carros do seu ferro velho. Vendo uma nova oportunidade de negócios, passou a vender essas peças que se tornaram rapidamente conhecidas no meio automobilístico.

2.jpeg

Em 1999, pode realizar sua primeira exposição em um café temático de automobilismo chamado Vroom. Após essa exposição não parou mais de esculpir, começou a vender mais e mais peças e durante 3 anos foi o artista convidado do Salão do automóvel Internacional de Brisbane na Austrália.

3.jpeg

Com o passar do tempo e o aumento da popularidade, por volta do ano 2000 James e a esposa decidiram vender o ferro velho e se concentrar em tempo integral na carreira do artista, que além dos Salões de automóveis pelo mundo, realizou exposições individuais e vendeu peças para coleções empresariais do setor.

Mesmo sendo o ponto forte do trabalho,as esculturas não tem só a temática automobilística, muitas representam animais e cenas do cotidiano.

4.jpeg

Quando questionado sobre seu trabalho, James costuma dizer que não esperava por toda repercussão, mas gostaria de pensar que no futuro o trabalho dele seja considerado não só como uma escultura agradável, mas como uma cápsula do tempo intrigante da era do automóvel.

Abaixo mais algumas esculturas de James, retiradas de sua galeria de favoritos.

5.jpeg

6.jpeg

7.jpeg

8.jpg

9.jpeg

Mais esculturas podem ser vistas em sua página pessoal aqui.

Todos os direitos reservados a James Corbett.


Ana Carol Rodrigues

Comunicadora sociável e pseudo produtora que aproveita as Pausas para escrever enquanto aprecia café ou vinho tinto.. .
Saiba como escrever na obvious.
version 5/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Ana Carol Rodrigues