pausas

Pequenas pitadas de artes...

Ana Carol Rodrigues

Comunicadora sociável e pseudo produtora que aproveita as Pausas para escrever enquanto aprecia café ou vinho tinto..

Conheça Stan Munro e suas incríveis esculturas de palitos de dente

Quem poderia imaginar que um simples palitinho poderia se tornar verdadeiras obras de arte? Com origem desconhecida, já que se encontraram vestígios do seu uso na pré-história, feito de diversos materiais como o cobre e o bronze, o palito é conhecido em todas as culturas.


stan munro 1.jpg

Utilizado primeiramente como um objeto de higiene bucal, foi ganhando milhares de finalidades no decorrer dos anos. Entre elas, o uso na gastronomia, no artesanato, e até mesmo para desenvolver a criatividade e coordenação motora, através de atividades nas aulas de artes, na educação infantil.

Indo um pouco mais longe está Stan Munro, artista que com essa técnica simples, desenvolve esculturas incríveis com os palitos de dente.

stan munro 2.jpg Ponte de Londres

Stan tem 48 anos, nasceu em Rochester, cidade de Nova Iork, em 1970. Se apaixonou por esculturas quando estava na quinta série, e foi aí que tudo começou.

Em uma atividade escolar,para uma feira, construiu uma estrutura com palitos de dente capaz de segurar uma mesa. Ficou encantado com essa possibilidade, e ganhou um novo hobby.

stan muro 3.jpg Taj Mahal - Índia

O que ele não sabia, era que com o passar dos anos esse hobby, se transformaria em profissão e sua arte seria exposta em vários lugares do mundo.

Com milhares de palitos de dente e cola, desde 2003, decidiu fazer réplicas dos grandes monumentos, das invenções, das construções, a princípio para relaxar e exercitar a paciência. Depois ele descobriu um desafio maior, entrar para o livro dos recordes, o Guinness Book.

stan munro 4 -catedral.jpg Catedral de Palma, Espanha

Entre suas construções mais famosas está a “Toothpick City”, uma cidade, (sim cidade), construída com palitos de dente. Para tornar suas maquetes realidade, Munro utiliza escalas. Nesse projeto, por exemplo, que levou cerca de seis anos para ficar pronto, a cidade é 164 vezes menor que a original.

Foram utilizados 170 litros de cola e aproximadamente 6 milhões de palitos.

É aberta a visitação, está exposta no Museu de tecnologia da cidade de Syracuse, Nova Iorque, onde o artista trabalha e vive hoje com a família.

O trabalho é incrível, vale a pena admirar os anos de dedicação e paciência de Stan Munro com cada um dos seus projetos.

stan muro 6.jpg Toothpick City

templo do céu china_stan muro 5.jpg Templo do Céu, China

Quer saber mais ? Visite a "TOOTHPICK WORLD"

Se você gostou desse post, deixe seu like e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Todos os direitos reservados a Stan Munro.


Ana Carol Rodrigues

Comunicadora sociável e pseudo produtora que aproveita as Pausas para escrever enquanto aprecia café ou vinho tinto.. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/artes e ideias// //Ana Carol Rodrigues