pausas

Pequenas pitadas de artes...

Ana Carol Rodrigues

Comunicadora sociável e pseudo produtora que aproveita as Pausas para escrever enquanto aprecia café ou vinho tinto..

Vamos falar sobre o cinema trash e o Ataque dos tomates assassinos?

Um dos maiores sucesso do cinema trash está para completar 40 anos, lançado em 1978, dirigido e produzido por John De Bello, "O Ataque dos tomates assassinos" é um clássico, classificado como trash, ficção científica, comédia, horror e musical. O que era para ser apenas um filme acabou caindo nas graças dos adoradores do gênero, ganhou uma continuação e até desenho animado inspirado em sua história...


Thumbnail image for O-Ataque-dos-Tomates-Assassinos-1978-5.jpg

Mas afinal, o que é um filme trash?

As produções cinematográficas têm classificações de gêneros e subgêneros. De forma geral, na categoria A estão os filmes feitos pelos grandes astros e estrelas, produções comerciais e investimentos milionários, na categoria “B movies” estão os de baixo orçamento e menor apelo comercial, como se fosse uma segunda linha dos estúdios e produtoras e na categoria “Z movies” estão os de baixíssimo orçamento e sem nenhum apelo comercial. Aqui entrariam os filmes trash.

Pode parecer um pouco confuso, mas existe nos dias de hoje, certa dificuldade para definir o que na verdade é um filme trash (Z) e como diferenciá-lo de um filme B, por exemplo. No Brasil é bem comum colocar B e Z na mesma classificação. Mas o filme trash é inferior ao filme B, além do baixo orçamento ele passa longe do profissional, ele não tem um roteiro, ou cenas bem feitas, pode ser usado em qualquer gênero, mas normalmente é um filme de terror que faz você rir nas cenas que deveria sentir medo. Existem algumas produções que são construídas para ser trash de forma proposital, e existem também muitos filmes trash que acabam virando Cult com o passar dos anos.

O ataque dos tomates Assassinos - Attack of the killer tomatoes

Dirigido e produzido por John De Bello, o filme já inicia dizendo o que espera do espectador, deixando claro que não é pra ser levado a sério. Primeiramente pela narrativa, que também é comum ao gênero trash que conta a seguinte história: “Em 1963 Alfred Hitchcock fez um filme chamado “Os pássaros” mostrando um ataque selvagem de um bando de criaturas aladas a seres humanos.As pessoas riram. No outono de 1975, 7 milhões de pássaros invadiram a cidade de Hopkinsville, Kentucky, resistindo aos melhores esforços para mantê-los longe. Ninguém está rindo agora.”

Após esse alerta, tomates são jogados na tela, em nossa cultura esse gesto é visto como forma de protesto, significa desaprovar algo, não concordar, ao jogar tomates o filme também demonstra qual sua intenção, para ser desaprovado e desaprovar ao mesmo tempo, é como se você risse dele, mas ele também risse de você.

O restante da narrativa é simples, uma dona de casa é assassinada e ao ser encontrado o corpo, a polícia percebe que está cheio de molho de tomate. O que segue é um jogo onde o governo precisa esconder da população que tomates estão matando pessoas, a polícia precisa resolver o que está acontecendo com os tomates e ao mesmo tempo ajudar o governo a manipular informações e a imprensa precisa descobrir o que realmente está acontecendo no país, e claro vender essas informações.

Não é só uma crítica, ele traz caricaturas bem marcantes e todas as cenas tem um fundo cômico e bizarro ao mesmo tempo, sem deixar de ser apelativo, o que também é uma característica marcante do trash. Não é um filme que faz o espectador se sentir insultado, nem tem a menor intenção de ser inteligente. Mas é bem construído dentro do que se propõe a ser. tem um final bizarro e inusitado o que garantiu uma continuação, mesmo que a princípio não fosse à intenção.

Por conta do sucesso inesperado em 1988, após dez anos é lançado “O retorno dos tomates assassinos”, melhor produzido, os tomates ganharam rostos e dentes afiados, tentando parecer um pouco mais assustadores que os da primeira versão. Contando inclusive com George Clooney no elenco.

dvd-o-retorno-dos-tomates-assassinos-1988-george-clooney-D_NQ_NP_14778-MLB109508802_5938-O.jpg

Outra curiosidade sobre a produção é que os queridos “tomatões”, viraram uma série de TV em desenho animado exibida pela FOX, entre 8 de setembro de 1990 a 23 de novembro de 1991 Attack of the Killer Tomatoes: The Animated Series, com 21 episódios.

250311Attack-of-the-killer-tomatoes.jpg

Se bater aquela curiosidade, esses clássicos do Trash que também são considerados Cult, estão disponíveis no youtube.


Ana Carol Rodrigues

Comunicadora sociável e pseudo produtora que aproveita as Pausas para escrever enquanto aprecia café ou vinho tinto.. .
Saiba como escrever na obvious.
version 11/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Ana Carol Rodrigues