pausas

Pequenas pitadas de artes...

Ana Carol Rodrigues

Comunicadora sociável e pseudo produtora que aproveita as Pausas para escrever enquanto aprecia café ou vinho tinto..

Conheça 5 filmes para entender um pouco mais sobre artes na NETFLIX

Falar sobre qualquer forma de arte não precisa ser algo complicado, afinal tem forma mais divertida de aprender coisas novas que o cinema?


A NETFLIX tem algumas opções bem interessantes sobre o assunto e esse artigo quer te indicar 5 filmes para aprender um pouco mais sobre artes disponíveis no catálogo. É só estourar a pipoca e se divertir. Confira:

3-COLLAGE.jpg

1- Cidade Cinza -2012

Para começar, um documentário bem bacana para os apaixonados por artes urbanas. Filme Nacional, dirigido por Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo, Cidade Cinza conta sobre a decisão da prefeitura de São Paulo de “limpar” os muros da cidade em 2008.

Artistas renomados como Os gêmeos, Nina e Nunca, dão depoimento sobre como foi perder algumas obras durante o processo, que consistia em pintar os muros da cidade de cinza, apagando as pichações e os grafites.

O documentário também mostra a reação e iniciativa dos artistas ao repintar um muro de aproximadamente 700 metros na cidade, como forma de protesto demonstrando que o grafite é uma forma de arte e não uma violação da cidade.

O roteiro apesar de tudo, é leve e aborda as políticas públicas, a cultura de forma a ampliar o debate sobre o grafite e as intervenções urbanas. Vale a pena ver!

2- Grandes Olhos – 2015

Tim Burton (A fantástica Fábrica de Chocolate) é especialista em recontar histórias e com Grandes Olhos (Big Eyes) não seria diferente. O filme retrata o trabalho e a vida da pintora Margaret Keane, famosa nos anos 50 por retratar crianças com grandes olhos.

A história é real e o filme traz de forma clara como foi a luta de uma mulher talentosa, que teve sua obra roubada pelo marido e precisou apelar para os tribunais para provar ser a verdadeira autora dos trabalhos.

O filme é um drama com traços de comédia e vale a pena por reforçar a causa feminista e ainda ensinar sobre o contexto histórico das artes na época e dos quadros da autora em si.

3- Escada para o céu – A arte de Cai Guo Qiang – 2016

Outro documentário original NETFLIX, conta sobre um dos trabalhos mais ousados e impressionantes do artista chinês Cai Guo Qiang.

Um show de arte contemporânea e pirotecnia, já que o artista utiliza pólvora e fogos de artifício como matéria prima para suas composições. (Vou até escrever sobre ele por aqui)

Uma verdadeira aula de arte!

4- MORTDECAI: A arte da trapaça – 2015

Com a direção de David Koepp ( Indiana Jones, A múmia) Johnny Depp vive Charles Mortdecai, famoso negociador de artes, que ao ser atingido por uma crise financeira, se vê obrigado a vender peças de sua coleção pessoal, seja no mercado ilegal (que ele conhece bem) ou legal.

Ao saber do ocorrido, um esperto detetive oferece para Mortdecai a oportunidade de ter suas dívidas com o governo perdoadas, ajudando na investigação do caso de assassinato de uma restauradora de quadros, morta quando trabalhava em uma famosa peça.

O filme é cheio de reviravoltas e algumas surpresas e mostra o mercado das artes, o funcionamento dos leilões e a negociação de obras de forma geral. (E ainda traz um draminha pessoal de Mortdecai e a esposa dele)

5- A garota Dinamarquesa -2015

Para finalizar, A garota dinamarquesa é um drama poético e bem interessante. O filme conta sobre a luta da pintora dinamarquesa Lili Elbe, uma das primeiras mulheres a realizar uma cirurgia para mudança de gênero e sua história de amor com a também pintora Gerda Gottlieb.

O catálogo da NETFLIX está recheado de boas opções para quem quer aprender um pouco mais sobre artes. São filmes mais comerciais, alguns originais e outros mais alternativos que valem a pena ser assistidos e o melhor, de graça no conforto da sua casa. É só dar o play e se divertir!

Gostou do post? Então deixe seu like e compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Boa diversão e até a próxima!

Todos os direitos reservados.


Ana Carol Rodrigues

Comunicadora sociável e pseudo produtora que aproveita as Pausas para escrever enquanto aprecia café ou vinho tinto.. .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Ana Carol Rodrigues