Lorene Lopes

Ariana hiperativa. Pós graduada em Direito Público e Civil. Cinéfila. Escritora compulsiva desde 1994.

Como seria o discurso do vídeo - viral "use o filtro solar (everybody is free to wear sunscreen)" em 2015?

Lembram-se daquele vídeo com o sábio conselho “use filtro solar”? Como ele seria nos dias de hoje? O texto deste viral continua fantástico, mas às vezes me pego imaginando como ele seria, se atualizado para 2015.


A primeira vez em que assisti a este vídeo e me inspirei foi no ano de 2003, quando narrado pelo Pedro Bial. Creio que muitos se motivaram e continuam a se motivar várias vezes por ano com esta obra que possui um texto incrível.

Olhem a simplicidade do conselho: como não tenho certeza sobre nada, e como tudo na vida oferece um risco, só posso dar um conselho do qual tenho 100% de certeza – usem o filtro solar!

Bom, mais de uma década depois, o conselho sobre o uso de filtro solar já está mais do que batido e a sugestão sobre se alongar parece até simplista demais diante da onda fitness em que vivemos atualmente. O texto deste viral continua fantástico, lógico, mas às vezes me pego imaginando como ele seria, se atualizado para 2015:

“Senhoras e senhores da turma de 2015: Refrigerante! Nunca tomem refrigerante.

Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: Parem com o refrigerante! Os malefícios a longo prazo do uso de refrigerante (especialmente de cola) estão provados e comprovados pela ciência.

Já o resto dos meus conselhos não tem outra base confiável além de minha própria experiência errante. Mas agora eu vou compartilhar esses conselhos com vocês...

Aproveite o máximo que você puder os momentos com aqueles que ama. Preste atenção no que eles dizem e nas piadas que fazem. Este momento nunca retornará, ao contrário das mensagens do Whatsapp, dos likes no Instagram e das curtidas no Facebook.

1920310_967033946645001_6860032804575006602_n.jpg

Você nunca vai entender os momentos que perdeu enquanto estava com o celular na mão até que eles tenham definitivamente passado. E irá perceber de um jeito que nem desconfia, hoje em dia, quantas paisagens deixou de curtir de verdade, quantas músicas deixou de ouvir e quantos shows perdeu só filmando aquilo que nem sabe se irá assistir depois.

Além disso, perceberá que não precisa ter uma barriga negativa para ser feliz e que as grávidas ganham peso mesmo (desde que moderadamente e de forma saudável, né?), e que este é difícil de perder, ao contrário do que pregam as revistas.

130920094321-restricted-pregnant-weight-lifter-story-top.jpg

Não seja chato. Quando alguém obtiver uma conquista, fique feliz por ele. Não compita, não estrague o momento – você não precisa ser sempre o melhor em tudo!

Elogie as pessoas em uma proporção de 80% para 20%, comparando-se com as críticas. Algo me diz que este gráfico está invertido.

Não se preocupe tanto com a quantidade, foque na qualidade das suas relações. Não peça likes ou seguidas – elas não mudarão nada na sua vida e se tratam apenas de números vazios.

Captura-de-pantalla-2013-07-02-a-las-14.47.13.png

Coma o ovo com a gema. Sério. Ele foi absolvido há anos da acusação de ser o vilão do coração, por mais que o seu tio mais velho ainda insista no contrário. O ovo foi ontem o que o glúten é hoje, mas pode ser que esta fase passe também.

ovo-liberado.jpg

Guarde os e-mails legais que receber. Revele as suas fotos imperdíveis para a posteridade. Não vá chorar pelo arquivo perdido.

Não se sinta mal por propagarem por aí a juventude eterna e a magreza a todo custo. De nada adianta ser jovem e imaturo ou magro e pesado em sentimentos. O envelhecimento é inevitável, a futilidade não.

P1030818-lo-res.jpg Este é Lloyd Kahn, 79 anos.

Tome suco verde. Não ingira lactose. Limite a carne vermelha. Seja cuidadoso com o oxigênio, pois aparentemente tudo dá câncer.

Aceite certas verdades inescapáveis: você nunca conseguirá ler todos os livros que gostaria, nem assistir a todas as séries no Netflix que desejaria, simultaneamente ao acompanhamento das noticias em tempo real e do último álbum premiado no Grammy. Mas quando o tempo passar e você envelhecer, irá fantasiar que tudo antigamente era bem mais tranquilo e que as pessoas curtiam mais a vida. Daqui a vinte anos você terá se arrependido por ter se preocupado mais com um beijo gay da novela do que com as questões educacionais e políticas do nosso país.

Mas acredite nos malefícios do refrigerante! Ele tem açúcar demais, nutrientes de menos, além de uma lista de ingredientes impronunciáveis. Só isto é científico, o restante não passa de probabilidade".

REFR.jpg


Lorene Lopes

Ariana hiperativa. Pós graduada em Direito Público e Civil. Cinéfila. Escritora compulsiva desde 1994..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/Recortes// @destaque, @obvious //Lorene Lopes