pensando nessa gente da vida...

Reflexões de um educador que escreve para que não lhe falte o ar...

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar"

SÓ ESPERE LUZ DE QUEM FOR IMENSIDÃO

“Quando a chuva passar, quando o tempo abrir, abra a janela e veja: eu sou o sol, eu sou céu e mar, eu sou seu e fim. E o meu amor é imensidão.” (Ramon Cruz)


01-potencialize-o-prazer-sexual-usando-os-segredos-do-tantra.jpeg

Muito já se disse sobre a importância de calibrarmos o tanto de expectativas que criamos em relação às pessoas com quem convivemos, para que não sejamos pegos de surpresa por decepções a que estaremos sujeitos. No entanto, é muito difícil não projetarmos um futuro idealizado junto a quem amamos, pois também se vive de construção de esperanças.

Fato é que as decepções mais amargas que carregaremos serão aquelas que sentiremos em relação às pessoas que mais amamos, pois é com elas que desejamos poder contar em todos os momentos, com elas nutrimos sentimentos verdadeiros e, esperamos, recíprocos. Por isso, quando nos decepcionamos com quem jamais esperávamos, a dor é muito intensa.

Muitos de nós temos a mania de sempre aguardar o melhor das pessoas, achando que receberemos o que doamos na mesma medida e que a sinceridade será a tônica dos relacionamentos que cultivamos. Infelizmente, nem todo mundo dispõe de reciprocidade e de gratidão para retornar afetividade na mesma medida com que as recebe.

Por essa razão, necessitamos analisar as pessoas com um olhar isento de romantizações e/ou idealizações, deixando de basear nossas constatações naquilo que achamos ser o mais verdadeiro. Nem sempre as nossas verdades serão as certas e quase nunca as pessoas terão os mesmos pensamentos que os nossos. Como diz o senso comum, cada um dá o que tem.

Deveremos estar atentos aos sinais que as pessoas nos emitem, através de atitudes, falas e de comportamentos, uma vez que as ações é que espelham o que somos e não os nossos discursos. Não podemos nos fazer de cegos perante os vacilos de quem amamos e das pessoas com quem convivemos, pois eles nos dizem muita coisa e nos pouparão de esperar muito mais do que as pessoas têm a oferecer.

Sim, é importante valorizarmos as qualidades de cada um, entendendo que todos erramos em certos momentos. Porém, há que se ponderar com lucidez acerca de atitudes e de discursos incoerentes e indesejáveis da pessoa com quem convivemos, para que não criemos expectativas excessivas em relação a quem não possui muito dentro de si para nos ofertar. Isso será vital para que possamos errar menos nas escolhas das companhias que tornarão a nossa jornada mais leve e verdadeira.

Não espere luz de quem for escuridão, mas sim de quem trouxer imensidão.


Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Marcel Camargo