pensando nessa gente da vida...

Reflexões de um educador que escreve para que não lhe falte o ar...

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar"

O MELHOR TRAVESSEIRO QUE EXISTE É UMA CONSCIÊNCIA TRANQUILA

Ninguém há de negar que a melhor maneira de deitar e dormir sossegadamente é repousar uma consciência tranquila no travesseiro. Riqueza alguma paga isso.


imagem-13.jpg

Não existe quem não tenha algum arrependimento, quem não carregue nenhuma culpa ou remorso, por mais ínfimos que sejam, simplesmente porque todos às vezes erramos, dizemos o que não devíamos, explodimos com quem não poderíamos, escolhemos o errado, ou agimos sem pensar, enfim, vivemos como seres humanos. O que nos molda o caráter não são os erros, mas sim o quanto esses erros passam por cima dos outros, sem que haja aprendizado algum.

Aquilo que fazemos conscientemente, quando agimos deliberadamente, é o que sempre carregará o que temos de nosso, o que somos, pensamos, a forma como enxergamos o mundo e aquilo que ele traz. Nossas ações carregam as nossas certezas, as nossas verdades, o quanto de ética preenche a nossa essência, o quanto estamos dispostos a perder de humanidade na obtenção de nossos objetivos, o quanto as vidas que nos rodeiam valem para nós.

Existem várias maneiras de se obter o que se deseja, sendo muitas delas antiéticas, ilegais, ou mesmo criminosas. Podemos caminhar em direção aos nossos destinos parando para enxergar quem caminha conosco, ou correndo e atropelando quem estiver na frente. Ou ponderamos o quanto esse percurso pode nos distanciar de pessoas que nos amam com sinceridade, ou esquecemos quem pode nos dar as mãos, caso a chegada seja prioridade, mesmo que ali cheguemos sozinhos.

Sempre existirá quem coloque o poder, as posses, o emprego, a posição social, tudo o que denote status material, à frente de qualquer outra coisa e de qualquer pessoa. Quem use o próximo para servir aos seus próprios interesses, quem enterre a afetividade sob a frieza julgada necessária para subir na vida, a despeito de quem for deixado para trás nesse percurso, a despeito de qualquer dor que provoque, de qualquer sentimento que destrua, de qualquer amor que tenha que ignorar.

Felizmente, muitos permanecerão junto daqueles com quem cultivam amor transparente e recíproco, sustentando os princípios éticos que embasam sua natureza solidária e exacerbadamente humana, priorizando os relacionamentos que tocam a sua essência, em vez de focarem tão somente os degraus da subida ao sucesso profissional ou material. Muitos conseguirão abrir mão do que parece primordial, em nome da família, em nome do amor, porque entenderão que nada é capaz de substituir a companhia de gente que traz verdades às suas vidas.

E, melhor de tudo, ninguém há de negar que a melhor maneira de deitar e dormir sossegadamente é repousar uma consciência tranquila no travesseiro. Riqueza alguma paga isso.


Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Marcel Camargo
Site Meter