pensando nessa gente da vida...

Reflexões de um educador que escreve para que não lhe falte o ar...

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar"

QUEM ACHA QUE TUDO É INDIRETA TEM A CONSCIÊNCIA PESADA

Caso enxerguemos indiretas em tudo o que postam e dizem, é claro sinal de que temos algo incomodando aqui dentro de nós.


tumblr_lf6as3w0XC1qciig4o1_500 (1).jpg

Em tempos de redes sociais em alta, espalham-se, a torto e a direito, mensagens com dizeres escritos no sentido de atacar o que de pior os seres humanos possuem: falsidade, egoísmo, deslealdade, traição. Basta lermos os murais do face ou do twitter e perceberemos que a maioria das postagens acaba por tentar mandar uma lição de moral, sem endereço explícito.

São memes, citações, fragmentos de livros, frases de caminhão, todo tipo de material pelo qual, bem ou mal escritas, disseminam-se mensagens generalizadas que versam sobre comportamentos indesejáveis e vícios morais que se quer combater. Neste contexto, a inveja, a ganância, a falsidade, o preconceito, entre outros, encontram terreno fértil nos posts que se generalizam pelas redes sociais.

Interessante observar que não poucos internautas bradam majoritariamente sua indignação em relação a quem se mete na vida dos outros, a quem cobiça o que não é seu. Parece, muitas vezes, que o mundo inveja aquela pessoa e tenta se intrometer na sua vida, ou seja, haja narcisismo para se achar deveras importante assim. Não pode ser normal alguém se ver como uma pessoa tão invejada e por tanta gente. Há que se ter cautela com quem se vê insubstituível dessa maneira.

Da mesma forma, há quem se ofenda com qualquer linha que lê, pois toma para si todas as indiretas virtuais, achando que o todo mundo manda recados para a sua pessoa. Mesmo que se trate da postagem de um mero conhecido, tem a certeza de que aquilo lhe foi endereçado. Na mente deste tipo de pessoa, a sociedade presta atenção em tudo o que ela faz, condenando, difamando, invejando cada um de seus passos. Autoestima é bom, mas egocentrismo a esse ponto é doentio.

A verdade é que o tempo anda por demais corrido e as responsabilidades crescem a cada dia, ou seja, mal temos tempo de cuidar de nossas vidas, que dirá prestar atenção na vida dos outros. Sempre existirão os enxeridos de plantão, prontos para detonar qualquer pessoa, sem motivo racional, mas a grande maioria estará ocupada com as próprias tarefas, que não são poucas. Caso comecemos a enxergar indiretas em muito do que postam nas redes sociais, ou mesmo dizem perto de nós, será claro sinal de que temos algo incomodando aqui dentro de nós. Como dizem, quem não deve não teme. Simples assim.


Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/sociedade// @obvious, @obvioushp //Marcel Camargo
Site Meter