• criminologia.jpg
    As Escolas da Criminologia e o sistema penal

    As Escolas da criminologia permitirão discutir o conceito de crime e criminoso de diferentes formas no sistema penal, bem como as circunstâncias que o levaria a praticar delitos na sociedade e a pena como forma de puní-lo pelos seus atos.

  • kant.jpg
    A ética Kantiana, moralidade vs. felicidade

    Pretende-se fazer uma breve explanação sobre a relação entre os conceitos de vontade e dever moral desenvolvidos na Fundamentação da Metafísica dos Costumes, de Kant, e sua oposição as éticas teleológicas tradicionais, em especial a ética da felicidade.

  • Imagem 2.png
    A filosofia empirista de David Hume

    O filósofo David Hume, causou grandes impactos na filosofia moderna ao tecer suas premissas numa perspectiva empirista, em que as leis naturais são meros frutos de crenças e hábitos, não sendo um conhecimento seguro.

  • Imagem 6.jpg
    Carta à filha de minha neta, Marcelo Pelizzoli

    Carta à filha de minha neta, do filósofo Marcelo Pelizzoli, suscita uma imensa reflexão ao tratar da contemporaneidade e propõe um diálogo íntimo com o interlocutor.

  • Ren--Descartes-010.jpg
    A razão cartesiana: eu sou, eu existo

    Em suas Meditações Metafísicas o filósofo René Descartes afirmava que a própria existência seria uma verdade inabalável, com a máxima “Eu sou, eu existo”.

  • blog-Metodo-socratico-02.jpg
    Ser, verdade, conhecimento e finitude no diálogo Fédon de Platão

    No diálogo Fédon de Platão é possível apreender seus ensinamentos desenvolvidos sobre as faculdades da racionalidade, da possibilidade do conhecimento e da finitude (mortalidade), pois como o filósofo das ideias manifesta "os que se dedicam à filosofia são homens que se estão preparando para morrer”.

  • na33fo01.jpg
    A sociedade disciplinar, Michel Foucault

    A sociedade disciplinar emerge nos séculos XVII e XVIII como forma de dominação, introjetada nas instituições sociais, se introjetando no cotidiano do homem moderno.

  • Imagen Thumbnail para frase-a-inveja-e-natural-ao-homem-no-entanto-ela-e-ao-mesmo-tempo-um-vicio-e-uma-desgraca-a-schopenhauer-153881.jpg
    Justiça e Estado para Schopenhauer

    O presente texto explana brevemente a doutrina do direito em Schopenhauer, abordando o conceito de justiça e injustiça, como também a origem e finalidade do Estado.

  • 11539633_906062292792341_5734734512399396588_n.jpg
    Burocracia e educação, em Max Weber

    O presente texto propõe refletir sobre as implicações da burocracia do mundo ocidental na educação, sob a perspectiva de Max Weber.

  • Imagem 8 violencia-simbolica.gif
    A violência simbólica sofrida pela mulher através da influência midiática

    Há diversas formas de violência contra o gênero feminino, no presente texto será dado ênfase à violência simbólica sofrida pela mulher, que foi assunto de obras do sociólogo francês Pierre Bourdieu.

  • Imagem 11.jpg
    REFLEXÕES BUBERIANAS ACERCA DAS RELAÇÕES HUMANAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

    O presente texto propõe uma reflexão sobre o comportamento do homem nas relações humanas na sociedade contemporânea, tomando como base as definições da obra Eu e Tu, do filósofo Martin Buber, na qual o autor fala sobre como as relações humanas se fragmentaram e que o homem se afastou de uma relação autêntica, convidando-o para uma existência fundada no diálogo.