5 876

Adriana Varejão

biografia

É uma artista plástica brasileira contemorânea. Ficou conhecida pelos seus trabalhos que refletem o colonialismo europeu no Brasil, e também por trabalhar diversos temas como sensualidade e violência em suas peças. Ela também é um forte nome nos trabalhos com referências aos estilos arquitetônicos. Adriana nasceu no Rio de Janeiro em 1964 e é um dos nomes em projeção na cena artística brasileira e internacional, participando de várias exposições dentro das mais respeitadas instituições na Europa.

vida e obra

Adriana vive e trabalha na cidade do Rio de Janeiro. É uma artista em ascenção e um dos mais proeminentes nomes das artes plásticas no Brasil. Ganhou vários prêmios e títulos como, por exemplo, o Prêmio Mario Pedrosa (artista de linguagem contemporânea), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), em 2013. Em 2012, ganhou o Grande Prêmio da Crítica, categoria Artes Visuais, da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), pela exposição “Histórias às margens”. Em 2011 foi premiada com o título da Ordem do Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura do Brasil e em 2008 ganhou uma Medalha de Chevalier des Arts et Lettres do governo francês.

Já fez milhares de exposições individuais no Brasil e, também, no exterior, sendo uma artista de enorme projeção internacional nos dias atuais.

  • Extirpacao do mal por revolta 1994 Adriana Varejao
    A trajetória artística de Adriana Varejão

    Adriana Varejão é uma das personalidades mais importantes e expressivas da arte contemporânea brasileira, e também, internacional. A artista plástica ganhou reconhecimento mundial com sua obra que já foi exposta em diversas Mostras ao redor do mundo. Em 2008, ganhou um pavilhão dedicado aos seus trabalhos no Centro Inhotim de Arte Contemporânea.

  • Natividade 1987 Adriana Varejao
    As influências de Adriana Varejão

    Adriana Varejão possui variadas influências. Suas produções são o reflexo de uma artista multifacetada capaz de expressar a cada trabalho a poesia, a vida e os contrastes.

  • Azulejaria verde em carne viva 2000 Adriana Varejao
    As inspirações nas obras de Adriana Varejão

    A artista plástica é capaz de se inspirar com as coisas mais inusitadas possíveis como banheiros públicos, saunas no oriente médio e mercados de carne no Rio de Janeiro. O resultado é uma obra expressivamente viva.

  • Paisagens 1995 Adriana Varejao
    As obras mais famosas de Adriana Varejão

    Nas obras mais conhecidas da artista plástica, temos o perfil das suas criações, as influências dos azulejos, do momento histórico do colonialismo e os contrastes de cores e emoções sempre presentes em suas telas.

  • Parede mexicana 1999 Adriana Varejao
    Os azulejos de Adriana Varejão

    Marca das pinturas de Adriana Varejão, os azulejos tornaram-se signo de sua obra única e inovadora.