5 876

Aldemir Martins

biografia

Foi um artista plástico Brasileiro, pintor, ilustrador e escultor autodidata que atingiu uma grande fama internacional. Nasceu a 08 de Novembro de 1922, na região do Vale do Carirí, estado do Ceará, desde menino Aldemir dedicou-se ao desenho. Possui uma vasta obra, a qual é muito importante para o panorama das artes plásticas no Brasil. A qualidade técnica do artista o fez mestre na retratação da vida do brasileiro do nordeste. Expôs suas gravuras e painéis pelo Brasil e Europa. Em 5 de fevereiro de 2006, aos 83 anos, Aldemir morre de infarto em São Paulo.

vida e obra

Em 1934 é enviado ao Colégio Militar de Fortaleza, onde é feito orientador artístico de classe devido à sua habilidade no desenho.

Serve ao exército, no período de 1941 a 1945, onde desenha o mapa aerofotogramétrico de Fortaleza, onde conquista seu primeiro prêmio ao vencer o concurso promovido pela Oficina de Material Bélico da 10ª Região militar, na pintura de viaturas do exército, e é nomeado "Cabo Pintor".

No início da década de 1940, Aldemir cria, juntamente com outros artistas, o Grupo Artys e a SCAP - Sociedade Cearense de Artistas Plásticas, consideradas como responsáveis pela renovação do ambiente artístico cearense. Em 1942 expõe, pela primeira vez, no II Salão de Pintura do Ceará. Neste período passa a trabalhar, como ilustrador para jornais, revistas e livros.

Aldemir muda-se em 1945, para o Rio de Janeiro, onde participa de uma coletiva na Galeria Askanasi e do Salão Nacional de Belas Artes. Um ano depois muda-se para São Paulo, onde realiza sua primeira exposição individual, na seção paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil. Retoma sua atividade jornalística com ilustrações para a coluna "Bairros na Berlinda" publicada pelo Correio Paulistano.

Em 1951 pinta dois painéis para o Ceará Rádio Clube. Faz exposição individual na União Cultural Brasil-Estados Unidos, em Fortaleza.. Volta para São Paulo viajando em um caminhão pau de arara, na pesquisa feita nessa viagem produz a primeira série de desenhos de "paus de arara, rendeiras e cangaceiros. Recebe o Prêmio de Aquisição "Dona Olívia Guedes Penteado" na Iª Bienal de Artes de São Paulo.

Em 1952 participa do IIº Salão Nacional de Arte Moderna. Neste mesmo ano também participa da Bienal de Veneza e da exposição coletiva Itinerante de Artistas Brasileiros. Em 14 de outubro, casa-se com Cora Pabst que será sua companheira de toda vida

  • Gato Amarelo 2003 Aldemir Martins
    As influências nas obras de Aldemir Martins

    Como artista cearense que era, embora suas produções não se limitassem apenas ao Brasil ganhando também destaque internacional, Aldemir Martins soube perceber a terra em que vivia e inspirar-se o tempo inteiro com a cultura que o cercava.

  • Tie vermelho e roma  Aldemir Martins
    As exposições e os Prêmios de Aldemir Martins

    Embora um artista sensível à realidade do seu estado, o Ceará, Aldemir Martins levou a sua arte ao mundo juntando-se aos mais bem premiados e consagrados artistas plásticos brasileiros.

  • Mulher rendeira acrilica sobre tela 1965 Aldemir Martins
    Aldemir Martins e a renovação da arte cearense

    Um dos principais artistas da arte moderna brasileira, Aldemir Martins sempre fez questão de expressar a influência do seu estado, o Ceará, por meio das suas pinturas e desenhos, além de criar um grupo para fomento de artistas plásticos locais.