As principais obras de Almeida Júnior

Nas principais obras do artista estão os grandes temas aos quais dedicou sua pintura, o cotidiano do homem caipira e a vida comum das pessoas, além da clara quebra de paradigmas ao rejeitar o estilo acadêmico da época.


O Violeiro Almeida Junior O Violeiro, Almeida Junior

Nas principais obras de Almeida Júnior encontramos os caminhos da trajetória artística do pintor paulistano. Sua primeira medalha de ouro, ganhada durante a Exposição Geral de Belas Artes da Aiba, 1874, quando participou pela última vez como aluno da Escola de Belas Artes de Aiba, com a tela O Belizário Esmolado.

Caipira picando fumo 1893 Almeida Junior Caipira picando fumo, 1893, Almeida Junior

Durante os seus três anos estudando em Paris, aprofundando os valores aprendidos na Aiba e ao mesmo tempo aprimorando o domínio do desenho e da geometria, da composição, próprios de seu estilo, Almeida Júnior participa do Salon Officiel des Artistes Français de 1879 a 1882, e expõe obras que se tornaram importantes em sua história como o Derrubador Brasileiro, 1879 - obra que é considerada como primeiro indício do gosto do artista pela temática caipira.

Apertando o Lombilho 1895 Almeida Junior Apertando o Lombilho, 1895, Almeida Junior

No entanto foi somente na última década de sua vida que Almeida Júnior fez o conjunto de telas, de temática regionalista, que iria consagrá-lo definitivamente na história da pintura brasileira: Caipiras Negoceando, 1888, Caipira Picando Fumo, 1893, Amolação Interrompida, 1894, Apertando o Lombilho, 1895 e O Violeiro, 1899. Nelas o artista demonstra seu apreço pelo estilo regionalista, pinta o homem comum do interior em seu cotidiano, rejeitando as formas acadêmicas universalistas.

Caipiras Negaceando 1888 Almeida Junior Caipiras Negaceando, 1888, Almeida Junior

Almeida Júnior não temeu retratar o caipira em sua vida diária, seus costumes, suas dificuldades etc. Por isso, antes mesmo de sequer alguém pensar no modernismo como valoração da cultura nacional, Almeida Júnior foi precursor ao trazer as temáticas culturais nacionais para o centro de suas produções.

Amolacao Interrompida 1894 Almeida Junior Amolação Interrompida, 1894, Almeida Junior

O Derrubador Brasileiro 1879 Almeida Junior O Derrubador Brasileiro, 1879, Almeida Junior


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/Almeida Júnior,arte no brasil,artistas brasileiros,caipira,cultura caipira,educação,escola,obras,pintores brasileiros,pintura caipira,principais obras,trabalhos,Arte// //
Site Meter