5 876

Arcangelo Ianelli

biografia

Arcangelo Ianelli foi um pintor, escultor, ilustrador e desenhista moderno brasileiro. Filho de imigrantes italianos, é reconhecido como um dos maiores nomes da pintura brasileira, conhecido pela coloração e a luminosidade marcante de suas obras. Ianelli nasceu em São Paulo, a 18 de Julho de 1922. Ianelli passou por várias fases em sua carreira, revelando-se ter uma monstruosa flexibilidade artística. O artista morreu em São Paulo, a 26 de maio de 2009.

vida e obra

Ainda na adolescência, Ianelli iniciou-se no desenho e, mais tarde, dedicou-se à pintura, gravura, serigrafia, esculturas e relevos pintados. Começou sua carreira por volta de 1940, pintando modelos nus, paisagens e cenas urbanas. Com o tempo foi abandonando a representação e retratação do real, passando a formas abstratas.

Durante a década de 1950 integra o Grupo Guanabara juntamente com Manabu Mabe, Yoshiya Takaoka, Jorge Mori, Tomoo Handa, Tikashi Fukushima e Wega Nery, entre outros.

No começo da década de 60, seus trabalhos ganham uma nova proposta estilística, as cores ralas e a pincelada suave são trocadas por manchas espessas de tinta e cores escuras.

Em 1964 ganhou o prêmio de viagem ao exterior do Salão Nacional de Arte Moderna – SNAM. Passa de 1965 a 1967 na Europa. Nesse período, o artista insere linhas e outros grafismos em sua pintura, as formas vão se tornando mais regulares e contornadas, as manchas são suavizadas. A partir da écada de 70, volta-se à abstração geométrica, iniciando algumas séries de pintura como Transparências e Superposições.

Nos anos 90, ele dedica-se à escultura. Realiza volumes brancos enxutos e bem definidos de mármore. Ao mesmo tempo, sua pintura caminha para a simplificação. Em trabalhos feitos entre 1999 e 2000, chamados Vibrações, reduz o número de cores e de manchas na pintura. A aplicação da tinta é suave, como se fosse borrifada na tela. As obras têm semelhanças com o trabalho de artistas norte-americanos, como Mark Rothko e Jules Olitski.

Ianelli foi um artista inquieto. Em 2002, dias antes de inaugurar sua retrospectiva na Pinacoteca do Estado, ele afirmou que "O que move o artista é a insatisfação, o dia em que eu ficar plenamente satisfeito com minha obra, não tenho mais razão para pintar”. Suas obras são verdadeiras inspirações que celebram o melhor da arte brasileira.

  • Arcangelo Ianelli 1946
    As principais obras de Arcangelo Ianelli

    "O que move o artista é a insatisfação, o dia em que eu ficar plenamente satisfeito com minha obra, não tenho mais razão para pintar”, afirmou Ianelli. Suas obras são verdadeiras inspirações que celebram o melhor da arte brasileira. Confira aqui seus mais expressivos trabqalhos.

  • Guache sobre cartao Arcangelo Ianelli 1966
    As influências de Arcangelo Ianelli

    Um dos maiores nomes das artes plásticas no Brasil, Ianelli passou por várias fases em sua carreira, revelando-se ter uma monstruosa flexibilidade artística.

  • Encontro e Desencontro Arcangelo Ianelli
    As esculturas de Arcangelo Ianelli

    Além de pintor, ilustrador e desenhista, Arcangelo Ianelli foi um importante escultor brasileiro. Confira algumas de suas obras espalhadas em São Paulo.

  • Arcangelo Ianelli Barcos 1959
    A cor e a luminosidade nas obras de Arcangelo Ianelli

    Arcangelo Ianelli é reconhecido como um dos maiores nomes da pintura brasileira, conhecido pela coloração e pela luminosidade marcante de suas obras.