As influências nas pinturas de Cândido Portinari

Cândido Portinari foi influenciado pelo modernismo europeu, no entanto, não deixou de criar uma arte expressivamente brasileira em suas temáticas.


Chorinho 1942 Candido Portinari Chorinho, 1942, Cândido Portinari

Em suas obras, o artista conseguia retratar as questões sociais sem desagradar ao governo de sua época. Como viveu no momento de efervescência do modernismo brasileiro, Portinari se aproxima de suas técnicas, no entanto, sua principal influência será o modernismo europeu - sem deixar de criar uma obra expressivament brasileira em suas temáticas.

As mocas de Arcozelo 1940, Candido Portinari As moças de Arcozelo, 1940, Cândido Portinari

A descoberta da terra  1941, Candido Portinari A descoberta da terra, 1941, Cândido Portinari

Inicialmente, a pintura de Portinari é influenciada pelo espanhol Zuloaga e pelos italianos do século 15, sobretudo Piero della Francesca. Quando foi à Paris, foi extremamente influenciado pela arte obra de Chagall. Em 1931, Portinari faz uma exposição na qual apresenta seus trabalhos fortemente influenciadas pelo movimento muralista mexicano, revelando uma tendência à simplificação. Essa influência fez de sua pintura um importante instrumento de denúncia social. O artista buscou inspiração nas secas do nordeste, a dura realidade de famílias nordestinas e os retirantes, acentuando o sofrimento.

Crianca Morta 1944, Candido Portinari Criança Morta, 1944, Cândido Portinari

Cana de Acucar 1938, Candido Portinari Cana de Açúcar, 1938, Cândido Portinari

Casamento na roca 1944, Candido Portinari Casamento na roça, 1944, Cândido Portinari

A partir de 1948, Portinari começa a revelar trabalhos mais expressionistas, acentuando as cores em suas pinturas, mas seu estilo é simplificado, influenciado pelo Cubismo, sobretudo por Picasso.

Menino Sentado 1945, Candido Portinari Menino Sentado, 1945, Cândido Portinari

Retrato de Joao Candido com Cavalo 1941, Candido Portinari

Carnaval 1960, Candido Portinari

Scarecrow 1959 Candido Portinari

Nas suas pinturas, notamos sua proximidade com o cubismo e o surrealismo, correntes artísticas das vanguardas europeias, além da influência até mesmo dos muralistas mexicanos, especialmente, em seus painéis. No entanto, Portinari não perdeu totalmente sua arte figurativa, que sempre dava um tom também tradicional às suas obras.

flautista 1934, Candido Portinari Flautista, 1934, Cândido Portinari

Frevo 1956 Candido Portinari Frevo, 1956, Cândido Portinari

Menino com peao 1947 Candido Portinari Menino com peão, 1947 Cândido Portinari

Pipas 1941 Candido Portinari Pipas, 1941, Cândido Portinari

Serenata  1925 Candido Portinari Serenata, 1925, Cândido Portinari


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 36/s/artístico,arte,brasil,brasileiro,Cândido Portinari,cenário,escola,influência,modernismo,obra,pintura,Arte// //