5 876

Lasar Segall

biografia

Foi um ator, escultor e gravurista judeu brasileiro nascido na Lituânia a 21 de Julho de 1891. Seu trabalho teve influências do impressionismo, expressionismo e modernismo. Seus temas mais significativos foram representações pictóricas do sofrimento humano: a guerra e a perseguição. Foi um dos primeiros artistas modernistas a expor no Brasil. Morreu a 2 de Agosto de 1957 na cidade de São Paulo.

vida e obra

O trabalho de Segall teve influências do impressionismo, expressionismo e modernismo. Seus temas mais significativos foram representações pictóricas do sofrimento humano: a guerra e a perseguição.

No ano de 1923, Lasar Segall mudou-se definitivamente para o Brasil. Já era um artista conhecido. Contudo, foi aqui que, segundo suas próprias palavras, sua arte ficou como o "milagre da luz e da cor". Foi um dos primeiros artistas modernistas a expor no Brasil.Realizou suas primeiras exposições individuais em São Paulo e em Campinas, em 1913. Pela primeira vez o Brasil vinha a conhecer a arte expressionista europeia. Entretanto a repercussão junto ao público e à crítica foi mínima.

Fundou, com um grupo de artistas, o movimento "Secessão de Dresden", em 1919, realizando, a seguir, diversas exposições na Europa.Segall mudou-se para o Brasil em 1923, dedicando-se, além da pintura, às artes decorativas. Criou a decoração do Baile Futurista, no Automóvel Clube de São Paulo.

Anos mais tarde dedica-se à escultura em madeira,pedra e gesso. Suas obras: Família Enferma, Dois Seres, Mãe Preta, Bananal, Navio de Emigrantes, Guerra e Campo de Concentração. Sua produção na década de 1930 incluiu uma série de paisagens da cidade paulista de Campos do Jordão. Em 1938, Segall realizou os figurinos para o balé "Sonho de uma Noite de Verão", encenado no Teatro Municipal de São Paulo.

Uma retrospectiva de sua obra no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, foi realizada em 1943. Em 1951, Segall realizou uma exposição no Museu de Arte de São Paulo. Três anos depois, criou os figurinos e cenários do balé "O Mandarim Maravilhoso".

O Museu Nacional de Arte Moderna preparou uma grande retrospectiva de sua obra em 1957, em Paris. Lasar Segall morreu nesse mesmo ano, de problemas cardíacos, em sua casa, aos 66 anos.

  • A familia Lasar Segall
    A arte decorativa de Lasar Segall

    Ao se mudar para o Brasil, Lasar Segall encantou-se pelas cores vibrantes do país, vivendo em pleno modernismo. Também, nas suas obras decorativas encontramos o estilo nacional que era pregado pelo movimento e a paixão do artista pelo país.

  • Kaddish 1917 Lasar Segall
    As principais influências nas obras de Lasar Segall

    Entre as maiores influências do pintor estão o expressionismo e o impressionismo. Mas, além disso, foi capaz de perceber a sociedade em que vivia e como artista do modernismo expressar as emoções vividas em sua época.

  • Montanhas de Campos do Jordao 1937 Lasar Segall
    As paisagens decorativas de Lasar Segall

    Em uma viagem a Campos do Jordão, Lasar Segall ficou impressionado com a paisagem da cidade do interior paulista e fez questão de
    registrá-la em suas telas.