As influências de Tarsila do Amaral

Conheça as personalidades, estéticas e conceitos que influenciaram a arte de Tarsila do Amaral.


Grupo dos Cinco Grupo dos Cinco, da esquerda para a direita: Mário de Andrade,Anita Mafaltti, Menotti Del Picchia, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade

Tarsila sempre viveu cercada de grandes personalidades brasileiras e também internacionais. Foi no seu primeiro momento de contato com a pintura, quando estudou com o pintor acadêmico Pedro Alexandrino em 1918, que conheceu Anita Mafalti, artista entusiasta do modernismo brasileiro que, mais tarde, iria apresenta-la aos outros modernistas como Oswald de Andrade, com quem Tarsila se casou.

Foi com a ajuda de Anita Mafalti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia que Tarsila pode criar um estilo próprio, expressivamente brasileiro, após o seu contato com as vanguardas e técnicas cubistas de sua temporada em Paris. Oswald de Andrade, além de haver se casado com a pintora, foi o mentor de uma das suas fases mais expressivas, a Antropofágica, que será seguida por todo o modernismo após o start de Tarsila com a obra Abaporu (1928).

Anita Malfatti Anita Malfatti

Quando esteve em Paris, Tarsila conheceu o pintor Pablo Picasso, na Academia de Lhote, e além dele outros artistas cubistas daquela época, no entanto quem mais a influenciou nesse período foi o pintor Fernand Léger, conhecido como um mestre do cubismo, de quem Tarsila tornou-se amiga e frequentava constantemente o ateliê, e inclusive herdou o traço conhecido como modelado legeriano e a técnica lisa de pintura. Já na fase Social da artista, em 1931, quando viaja para a URSS, o seu marido, psiquiatra paraibano Osório César, irá lhe ajudar a adaptar-se aos novos pensamentos políticos que surgiam à época, além de colaborar na sua mudança de perspectiva após perder a sua fortuna pessoal com a crise de 29.

Retrato de Oswald de Andrade - Feito por Tarsila do Amaral 1923

Blaise Cendrars poeta Blaise Cendrars

Fernand Leger Fernand Léger

Já próxima ao fim de sua vida, quando se aproxima da religião, Tarsila torna-se amiga do médium Chico Xavier, e surgem algumas obras da artista nessa fase de conteúdo religioso. As pessoas que se aproximaram de alguma maneira da pintora, os intelectuais de sua época, seus maridos e amigos mais próximos, com certeza, sempre foram influências na maneira como ela conduzia a sua pintura.

Pablo Picasso Pablo Picasso

Chico Xavier Chico Xavier

Saiba mais sobre a artista aqui, aqui e aqui.


deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 3/s/artistas brasileiros,brasil,educação,escola,estética,fase,influências,obras,personalidades,pinturas,Tarsila do Amaral,Arte// //