As influências nas obras de Vicente do Rego Monteiro

Foi um dos grandes nomes da arte nacional, sendo um artista de múltiplo talento: era pintor, ilustrador, desenhista, muralista, escultor e, também, poeta. Sua obra é inserida no contexto modernista, tendo sido bastante influenciada pelo impressionismo, cubismo e figurativismo construtivista.


Vicente Rego Monteiro Vicente Rego Monteiro

Nascido no Recife, em Dezembro de 1899, Vicente do Rego Monteiro possui uma vasta obra artística que transita entre diversos estilos, entre eles a pintura, desenho e gravura, escultura, literatura, e etc. O artista foi um dos grandes nomes da arte nacional e era conhecido por seu múltiplo talento.

Começou seus estudos artísticos na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em 1908. E os complementou na França, em três instituições de arte diferentes. Vicente conseguiu estabelecer boas relações no círculo artístico francês, conhece os trabalhos de Miró, Lérger, Modigliani, Braque e outros intelectuais. Afirmou serem suas principais influências, no entanto, o futurismo, o cubismo, a estampa japonesa, a arte negra, a escola de Paris, o barroco brasileiro e, sobretudo, a arte ameríndio na ilha de Marajó. Estas influências são visíveis em seus quadros pela plasticidade, volume e geometria de seus traços, considerada uma pintura organizada e simétrica.

Deposicao Vicente do Rego Monteiro Deposição, Vicente do Rego Monteiro

O artesao Vicente do Rego Monteiro O artesão, Vicente Rego Monteiro

Ceia eucaristica 1925 Vicente Rego Monteiro Ceia eucarística, 1925, Vicente Rego Monteiro

Ele também conseguiu notoriedade expondo seus trabalhos na Semana da Arte Moderna, em São Paulo,em 1922, na qual fez contato com o grupo de modernistas e enfatizou os seus temas nacionais. Vicente do Rego também ilusrou o livro de P. L. Duchartre - Légendes, Croyances et Talismãs dês Indiens de l'Amazonie, inspirado na cerâmica marajoara e na cultura indígena. Em toda a sua obra, procurava adicionar em suas influências um pouco da cultura brasileira.

Duelo Vicente Rego Monteiro Duelo, Vicente Rego Monteiro

O artista também foi influenciado pelos temas religiosos, os quais foram frequentes em seus quadros como, por exemplo, cenas do Novo Testamento. Ele também foi um talentoso poeta e dançarino. Em 1941, publicou seus primeiros versos, Poemas de Bolso. Ele também foi responsável por organizar e promover eventos e congressos de poesia no Brasil e, também, na França.

O Combate 1927 Vicente do Rego Monteiro O Combate, 1927, Vicente do Rego Monteiro

o goleiro Vicente do Rego Monteiro O goleiro, Vicente do Rego Monteiro

O nascimento de Mani 1925 Vicente do Rego Monteiro O nascimento de Mani, 1925, Vicente do Rego Monteiro

Vicente do Rego Monteiro Vicente do Rego Monteiro

Os calceteiros Vicente do Rego Monteiro Os calceteiros, Vicente do Rego Monteiro

Vicente do Rego Monteiro Vicente do Rego Monteiro


version 14/s/arte,arte brasileira,arte no brasil,artistas brasileiros,educação,escolas artísticas,influências,pintores brasileiros,recife,Vicente do Rego Monteiro,Arte// //