Fabrício França

Graduado em Letras. Casado com as letras e amante das palavras. Faz de ambas o gozo da vida.

A necessidade de Arte para uma vida melhor

A arte é uma magia cheia de encantos e mistérios, assim ela permanece num patamar além dos problemas sociais. Sendo que nenhum outro ramo do conhecimento possa equivaler-se.


318769_10200545642462618_1664915868_n.jpg

O mundo está cercado pela manifestação humana chamada arte, seja da que se encontra no lugar mais remoto de uma civilização, em que nem ao menos a pessoa sabe que o resultado do seu trabalho é um ofício artístico, quanto daquela que há numa civilização dita mais “desenvolvida”. Nesse caso, também, nota-se que as pessoas, apesar de estarem cercadas pelas mais belas paisagens transformadas pela mão do homem, acontece desta maioria nem as perceberem e, assim, passam-se a seres anestesiados para com seus sentimentos e percepções do mundo ao redor.

Não seria de se estranhar ao dizer a alguém, com um mínimo de conhecimento artístico, que a arte é uma espécie de magia recheada de mistérios, tendo em vista que desde o seu surgimento ela esteve num patamar muito além dos problemas sociais. Pois, assim como a correnteza da água quebra todos os obstáculos para chegar onde deve, a arte também perpassa por todas as barreiras e formas de ideologias impostas, colocando-se em um patamar que só ela pode alcançar. Por tal motivo, o contato com a mesma se torna uma experiência única, sendo que nenhum outro ramo do conhecimento possa se equivaler. Os efeitos à pessoa que entre em contato com ela são muitos, desde a melhoria na capacidade mental, na parte criativa, até a forma de perceber o mundo e tudo o que nele existe.

Assim, um objeto fruto do artista é o resultado da sua técnica sobre o seu trabalho, pois se ele não a dominá-la para chegar ao resultado esperado será por ela dominado e não chegará ao resultado que almeja. Ou seja, além do emocional, há, também, muito de racional do artista. Esta parte inteligível é concernente a cada profissional habilidoso das mais diferentes áreas. Sendo, então, a parte que não está em nós, mas que desejáramos a partir do momento em que entramos em contato com o ofício de determinado artista, gerando através desse contato um sentimento de completude que foi realizado por outro e percebido por nós através do nosso estado de espírito, a ocasionar uma transformação humana intelectual.

Contudo, não seria de todo mentira, quando se ouve por aí de que há na arte um ponto de encontro com a loucura, porquanto que a semelhança entre ambas é mais próxima que suas diferenças e assim podem sair das normas impostas pela sociedade do seu tempo a seu modo, tendo como resultado, o mais puro estranhamento ao outrem.

522278_4533695499524_1332281567_n.jpg

E, como tudo no mundo tem seu preço, a arte também tem o seu valor comercial, entretanto, o benefício maior é para quem a usufrui, pois a pessoa que compra um objeto artístico, como uma obra literária ou um CD do seu cantor favorito terá um retorno sentimental que só quem faz o investimento saberá explicar. Esse sentimento íntimo é a completude na vida da maioria das pessoas que procuram ter uma vida melhor consigo. Portanto, como diz aquele velho ditado: “A beleza está nos olhos de quem vê”. Não importa o seu gosto ARTÍSTICO, o que vale é o deleite que tal arte possa lhe proporcionar para alcançar uma vida melhor.


Fabrício França

Graduado em Letras. Casado com as letras e amante das palavras. Faz de ambas o gozo da vida..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/recortes// @obvious //Fabrício França