Karoline Duregger

Gosto de elogios assim como preciso das críticas, espaço total para quem desejar nos comentários.
Agradecendo sua visita!

Verifique a classificação indicativa da vida: Livre para todas as idades!

Quem disse que os vovôs e vovós quando perdem a cor de seus cabelos, perdem também o brilho no olhar e a sede de viver?


vo na bike.jpg

“Sem chance, nem no dia em que a sua avó andar de bicicleta”... Só eu que há tempos não ouço essa provocação?

Para começar, a minha avó não anda de bicicleta, mas não por estar em um asilo, aos cuidados de um familiar, tomando uma pilha de remédios, de cadeira de rodas ou todas as demais doenças ou limitações dos “velhos”. Ao contrário de mim, ela acha que é coisa de homens, e sua saia não permite sentar e pedalar sem que não seja uma Sem Vergonhice. Mas sem chance mesmo, é eu vovozinha não andar de bicicleta. Cada vez mais, os velhinhos caminhando de mãos dadas ou sós se exercitando na calçada da praia, jogando e aos berros e gargalhadas BINGO! São vistos como umas gracinhas e merecedores de apesar da idade continuarem sua vida. Aí eu me pergunto, como assim, apesar da idade? Quem é que disse que a senescência significa a degeneração da felicidade ou a busca por ela?

A sociedade capitalista, com a sua desumanidade em alguns aspectos, preoconizava (convenhamos que ainda ...iza) o envelhecimento como uma perda. Perca da utilidade, autonomia, capacidade e para as mulheres principalmente e beleza, fazendo- as irem atrás de procedimentos que tiram a essência do curso da vida, olhando-se no espelho e não se encontrando, e um dia inevitavelmente a senescência continua, quando o rosto não puder mais ser retocado, esta senhora se pegará no fim da vida, sem ter sentido como é chegar até lá.

Já no outro lado do mundo, alguns países principalmente os orientais, sempre os Orientais e suas divergências... Dessa vez, não estão com comidas estranhas e nem manias esquisitas “tinha que ser de lá”... Não, melhor de todas elas, essa é única e deveria ser universal. Sua cultura considera que Sábios são aquelas que carregam anos nas costas, e tem nas lembranças as suas vivências, só eles são capazes de auxiliar os mais jovens em suas escolhas, são a voz da razão para aqueles sem uma ruga sequer.

Com o passar do tempo, a população mundial está se tornando idosa em sua maioria e tende a aumentar, e alguns traços parecidos com os orientais aos poucos vem fazendo parte e tomando lugar da nossa falta de consideração com a própria vida. Diversos estudos, maneiras para manter a saúde do idoso por mais tempo, evitar a Senilidade, que são as doenças ocasionadas pela vulnerabilidade do idosos que podem e muito ser evitadas, estão ganhando espaço.

Com expectativa de vida aumentando, ser “mão de vaca” pra aproveitar quando estiver mais velho começa a fazer sentido, mas mesmo assim, não seja mão de vaca e nem deixe para depois, o importante da vida, o essencial, aquilo que dará significado no tempo em que estiver com as mãos e rosto enrugados, serão as lembranças do que realizou e principalmente se há a força, não tanto física, mas a de vontade que possibilita viver até o ultimo segundo possível, pois cada um deles faz parte da vida.


Karoline Duregger

Gosto de elogios assim como preciso das críticas, espaço total para quem desejar nos comentários. Agradecendo sua visita!.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// @destaque, @obvious //Karoline Duregger