prosa e flor

Sobre o amor e coisas simples

Lívine Soares

Baiana por natureza, mineira de criação, estudante de odontologia por amor.Aprendeu escrever antes de andar de bicicleta e desde então não parou mais. Acredita no poder do amor e das palavras. Adora um drama, olho no olho, café quentinho. Uma eterna apaixonada pela vida e coisas simples.

7 motivos para assistir a adaptação do filme ‘como eu era antes de você’

Uma análise do trailer e livro do Best seller de Jojo Moyes, sem spoilers.


Confesso que não foi a capa que me chamou atenção, até porque tratava-se de um desenho simples na época em que li. Mas sim amor ao primeiro título... quem nunca? ‘ Me before you’ na tradução significa ‘ Como eu era antes de você’ e entre tantos nomes que pudessem ser dados a história, Jojo Moyes lançou um livro com um título curioso e ao mesmo tempo convidativo.

Na história propriamente dita, a protagonista Louisa Clark é uma garota de vinte e seis anos, sem muitas ambições que acaba perdendo o emprego num café e é contratada em seguida como cuidadora auxiliar de Will Traynor, um cara jovem, bonito e de mal com a vida depois de um acidente que o deixa tetraplégico.

Ambos surgindo de repente na vida um do outro, num aprendizado intenso, constante e mútuo. Ganhando espaço e modificando suas vidas para sempre. Depois de ler o livro, assim como tantas pessoas que se emocionaram com ele, revolvi elaborar sete bons motivos para assistir a adaptação sem medo.

1º Motivo: Os atores. Sim, se eu não tivesse lido o livro assistiria de qualquer jeito só pra ver a atuação deles. O elenco conta com nada mais nada menos que Sam Clafin, Emilia Clarke, Jenna coleman, Matthew Lewis, entre outros. Não é qualquer dia que você encontra todos eles num filme só. E pra quem leu o livro, sabe o quanto a escolha dos atores que darão vida aquele personagem que a gente imagina é importante. Na minha opinião,nenhum outro ator ou atriz se encaixaria tão bem na história quanto Sam e Emilia, basta ver o entrosamento dos dois.

como eu era antes de você.jpeg

2º Motivo: Uma história de amor diferente de tudo que você já leu ou viu no cinema. Isso porque por mais que leiamos livros das mais variadas criações, ‘Como eu era antes de você’ deu um passo a frente quando o assunto é história de amor que foge do convencional.Dessa vez com um deficiente físico. Eu particularmente (sei que devem ter outras histórias) mas até agora só li essa que fala de um personagem tetraplégico.

3º Motivo: Senso de humor. Lou é uma daquelas pessoas cativantes que você perderia a hora conversando na rua. Apesar dos contratempos ,problemas financeiros e na família, nunca perde a maneira doce e engraçada de enxergar a vida, e isso vale rir de si mesma em alguns momentos. Vale lembrar do senso de humor de Will, que apesar de ácido, também nos rendem boas risadas.

4º Motivo: Informação. Minha visão sobre tetraplegia mudou muito. Não conheço nenhuma pessoa com esse tipo de limitação e antes achava que o problema era somente não se mexer do pescoço pra baixo, assim como a maioria. No livro, Jojo fala sem rodeios do assunto e das dificuldades inerentes a ela e tão sérias quanto. Como escaras e o risco de infecções.

5º Motivo: Valorizar as pequenas coisas da vida. Não somente pelo fato de Will ter tido uma vida maravilhosa antes do acidente e depois ficar preso numa cadeira de rodas mas da importância de poder ir a um simples concerto de música clássica com uma garota ou na parte em que Lou fica imensamente feliz por ganhar de Will, meias de abelhinha no aniversário. Ela era apaixonada pela estampa das meias quando criança e não contém a emoção ao ver a mesma versão em tamanho adulto, idêntica a que tinha. Isso mostra o quanto coisas simples na maioria das vezes se tornam tão importantes quando damos o devido valor a elas.

“Às vezes as coisas mais ordinárias podem transformar-se em extraordinárias, simplesmente se realizadas pelas pessoas certas” - Nicholas Sparks.

meia calça abelha, Lou.jpg

6º Motivo: Continuação. A história não termina no primeiro livro, tem a ‘como eu era depois de você’ que é tão bonita quanto e surpreendente também.

7º Motivo: Escolhas. Até onde você iria em nome do amor? Lou descobre em si mesma sentimentos desconhecidos até então. No decorrer da história ela se se transforma numa mulher madura, capaz de tomar decisões que nunca pensou ser capaz de tomar. Acredito que a lição mais importante de ‘como eu era antes de você’ deva ser a de amar e principalmente, escolher amar não importa o quanto isso possa parecer doloroso. Nem sempre conseguimos mudar as pessoas tão somente com nosso sentimento mas quando damos a elas a liberdade de escolha, tiramos um peso do qual carregamos de forma tão inútil, como o de posse por exemplo. Escolha amar antes de qualquer coisa!

Dos vários motivos que poderia enumerar sem medo o porque de ‘Como eu era antes de você ‘se tornou favorito pelo público e merece ser lido e assistido, fica aqui um pedacinho do que o filme promete com trailer. Preparem os lenços e a pipoca!


Lívine Soares

Baiana por natureza, mineira de criação, estudante de odontologia por amor.Aprendeu escrever antes de andar de bicicleta e desde então não parou mais. Acredita no poder do amor e das palavras. Adora um drama, olho no olho, café quentinho. Uma eterna apaixonada pela vida e coisas simples..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Lívine Soares