Jéferson Alves

Professor e filósofo. Servições gerais para manutenção de pensamentos

  • fixing_myself-1280x1024.jpg
    A nossa loucura em O Alienista, de Machado de Assis

    A loucura é um tema que atravessa nosso cotidiano, seja em conhecidos indivíduos, seja em costumes de pessoas próximas – mas sempre como um julgamento. Em O Alienista, Machado de Assis volta a essa tão deliciosa discussão: o que é loucura e quem são os loucos? Talvez sejamos nós mesmos.

  • Thumbnail image for Ungoliant eating Melkor.jpg
    Silmarillion, Ungoliant e a eterna fome do humano

    A obra Silmarillion, de J. R. R. Tolkien, é um clássico da literatura fantástica – a mais difícil e especial de todas. Mas será mesmo que essas obras, os contos de fadas, não dizem respeito ao "mundo real"? Pois Tolkien nos traz, na personagem malígna Ungoliant, a Grande Aranha, uma representação do humano que nos mostra que obras fantásticas vão muito além de uma simples história e que é destinada a todos os que se considerem humanos.

  • writer-wallpaper-1366x768.jpg
    Por que ler obras de novos escritores?

    Ler é sempre bom, principalmente quando a obra nos toca e diz algo a nosso respeito. Esse é o poder da arte da literatura. E o que os novos escritores vem fazendo (muito bem) é exatamente isso: dar-nos sua arte para conhecermos a nós mesmos. Os novos escritores são os pensadores que pensam o nosso tempo.

  • Alice (pinterest 500k).jpg
    A grandeza da pequena Alice no país das maravilhas

    Obras recebem o título de clássico quando nos trazem questões que refletem nossas experiências cotidianas e conseguem comunicar-se com nosso subjetivo. Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll, é uma dessas. O livro traz questões como imaginação de uma forma simples e muito bem construída. E tudo isso pelos olhos de uma criança. Esse foi o "tom de clássico" do livro de Carroll: uma criança que imagina um mundo.

Site Meter