puro achismo

...minhas leituras, possíveis verdades.

Ana Lúcia Gosling

Escrevo contos, crônicas e arrisco poesias no meu blog pessoal (https://anagosling.com/).
Por aqui, vou deixando impressões.

  • aurelio asian viva tequila! in everystockphoto.jpg
    Ah, essa existência que se alarga e se apequena...

    A verdade que sentimos nessa nova fase da vida é a seguinte: estamos muito jovens para viver só do que conquistamos na vida porque ainda há muita vida para conquistar-se.

  • fragmentado2.jpg
    Fragmentado: o super-herói ou o super-vilão no universo da humanidade

    Considerações a partir do filme "Fragmentado": sobre a capacidade da mente humana, sobre tudo que podemos ser, sobre o vilão e o herói que há em nós e sobre como o universo humano é mais assustador que o irreal.

  • sucesso2.jpg
    O Grande Sucesso e, afinal, o que é sucesso?

    Sobre "O Grande Sucesso", montagem no Rio de Janeiro/Brasil, em março de 2017. Elenco: Alexandre Nero, Fabio Cardoso, Fernanda Fuchs, Eliezer Vander Brock, Marco Bravo, Carol Panesi, Rafael Camargo, Edith de Camargo. Texto e direção: Diego Fortes. Direção musical: Gilson Fukushima

  • titas.jpg
    Frejat, Titãs e o passado pop dos anos 60 - coisas que o rock me fez pensar

    Sobre a noite em que Frejat e Titãs citaram Roberto e Erasmo. Sobre como o rock brasileiro nasceu disassociado da imagem revolucionária mundial. Sobre como o rock nacional dos 80/90 é bom e eterno. E sobre como queremos que o rock assim sempre o seja.

  • people-1230872_1280.jpg
    Viva para agradar-se da vida

    Precisamos estar no mundo simplesmente porque todas as coisas que desejamos estão no mundo também. Assim, não convém caminharmos por aí distraídos mas sempre de forma disponível e atenta, para colhermos da vida o máximo que ela puder ofertar-nos.

  • timsavageinpexels.jpeg
    é preciso viver mesmo sem entender a vida

    O despertar para a vida ocorre diariamente. Mesmo quando, em vida, algo em nós morre.

  • building-1080592_1920.jpg
    esperamos para ser felizes

    A felicidade não ocupa cenários perfeitos. Ela se faz antes, nos momentos que vivemos e justificam nosso caminho até aqui.

  • fatherandson (1).jpg
    Não estamos preparados para sermos pais dos nossos pais

    "...Quanto mais eles perdem memória, vigor, audição, mais sozinhos nos sentimos, sem compreender por que o inevitável aconteceu. Pode até surgir alguma revolta interior por esperar deles que reagissem ao envelhecimento do corpo, que lutassem mais a favor de si, sem percebermos, na nossa própria desorientação, que eles não têm a mesma consciência que nós, não têm como impedir a passagem do tempo ou que possuem, simplesmente, o direito de sentirem-se cansados..."

  • looking at the sea (2).jpg
    e se o homem que você amou for melhor agora, depois de você?

    "...se ele vier a amá-la mais do que amou você? Aceite! Sabendo que lhe ensinou o caminho do amor. Que foi você quem lhe cobrou a contrapartida dos gestos de carinho e mostrou-lhe a importância da reciprocidade. Que foi seu sofrimento que mostrou a ele que deveria esforçar-se mais numa relação futura, porque deixar ao abandono a pessoa que amamos, fere-nos, também, profundamente..."

  • bubble.jpg
    Ricardo Reis, a brevidade da vida e a resignação que nos falta

    A vida é breve. Por isso, deve ser vivida com intensidade. Nisso, acreditavam os clássicos. Nisso, ainda acreditamos. Mas, no meio do caminho, há a inquietação do homem. A poesia de Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa, resgata essa visão clássica de que a vida é o que acontece hoje. Mas reproduz também a aflição do homem moderno, em luta constante para aceitar que as coisas (e a vida) tenham fim.

  • derek death.jpg
    Caminhos da escrita em "Grey's Anatomy" - a morte de Derek Shepperd

    "Grey's Anatomy" não é só uma série dramática ou romântica. É uma série que tem seu roteiro inteligentemente traçado e conta com excelentes diálogos e caminhos que surpreendem. O episódio de despedida de um dos protagonistas causou uma reação do público em razão da saída da série do carismático ator. Mas, observando-se de perto a atitude ousada da roteirista e produtora da série Shonda Rimes, evidencia-se muito claramente como são interessantes as escolhas de sua escrita. Neste recorte, é sobre o que vamos falar.

  • fernando pessoa.jpg
    Sobre a idéia de Deus na poesia de Fernando Pessoa

    Fernando Pessoa é um dos maiores poetas da Língua Portuguesa e ainda hoje é revisitado frequentemente porque sua poesia, tanto na talentosa forma que se expressa quanto nas idéias que veicula, ainda se mantém atual. Entre as muitas leituras possíveis, debruçamos o olhar sobre uma possível concepção da idéia de Deus na sua obra, que rompe com as construções religiosas vigentes e enaltece a identificação e o carinho por uma imagem mais humana do divino, talvez preenchendo uma lacuna do coração humano atual.

Site Meter