puro achismo

...minhas leituras, possíveis verdades.

Ana Lúcia Gosling

Escrevo contos, crônicas e arrisco poesias no meu blog pessoal (https://anagosling.wordpress.com/).
Por aqui, vou deixando impressões.

e se o homem que você amou for melhor agora, depois de você?

"...se ele vier a amá-la mais do que amou você? Aceite! Sabendo que lhe ensinou o caminho do amor. Que foi você quem lhe cobrou a contrapartida dos gestos de carinho e mostrou-lhe a importância da reciprocidade. Que foi seu sofrimento que mostrou a ele que deveria esforçar-se mais numa relação futura, porque deixar ao abandono a pessoa que amamos, fere-nos, também, profundamente..."


couple_silhouette.jpgsilhouette_couple by hotblack (in morgueFiles free photos)

Conforme-se: talvez ele seja melhor agora.

Com ela, toma cuidados que nunca teve antes: evita jogar as toalhas no chão da área, estica os lençóis sob o edredom, lava a cuba da pia pela manhã, apagando o rastro das escovações da véspera. Não reclama de lanche ao invés de jantar nem de jantar sem bife, sempre deita-se em tempo de pegá-la ainda acordada, cede ao amor quando ela quer.

Ele entende que ela está cansada do trabalho e quer descansar. Ele entende que ela está frustrada e precisa de carinho. Ele entende que ela não tem tempo e lembra-se de agradecer pelo tempo dela.

Acalme-se. Ele não faz de propósito. Não é para provocar você. Apenas sentiu o vazio do fim de uma relação, a sensação cortante do fracasso, e, sobrevivendo a isso, está tentando mais. Porque aprendeu que, passada a fase de flores, sexo e promessas, precisa estar ao lado dela de forma mais profunda. Escutar o que diz, abraçá-la quando tem medo, fazer planos para o futuro. E expor-se para ela.

Ele não imaginava o que seria não ter mais sua casa. Na casa dos pais, para onde voltou, sentiu-se estrangeiro. Alugando o apartamento do amigo, sentiu-se vivendo a vida de outro alguém. Não sabia que sentiria falta do barulho da geladeira ou dos estalos da estante para dormir tranquilo. Sozinho, entendeu o alto custo de perder a mulher que amava, arrependeu-se de fechar-lhe alternativas e sofreu ao saber que você não o absolveria mais de suas faltas nem o aceitaria de volta.

looking at the sea (2).jpglooking at the sea by hotblack (in morgueFiles free photos)

Por isso, não se sinta menos importante. Não é que ele a ame mais do que amou você. Na verdade, sabe que se esgotou o seu amor. E porque sentia falta das conversas que tinham, embriagados de sono no quarto apagado, soube que não queria dormir sozinho. Porque se lembrava das músicas que você cantava enquanto cozinhava, incomodou-se com o silêncio da casa. Foi por sentir o peso da sua ausência que precisou encontrar alguém em quem pudesse encostar o corpo ao fim dos dias ou que tivesse interesse nos problemas para os quais ele precisava de conselhos mansos.

E se vier a amá-la mais do que amou você? Aceite! Sabendo que lhe ensinou o caminho do amor. Que foi você quem lhe cobrou a contrapartida dos gestos de carinho e mostrou-lhe a importância da reciprocidade. Que foi seu sofrimento que mostrou a ele que deveria esforçar-se mais numa relação futura, porque deixar ao abandono a pessoa que amamos, fere-nos, também, profundamente.

Sim, pena que ele não aprendeu em tempo de vocês serem felizes. Mas seja grata pelas lições que você aprendeu com ele, pela clareza que isso lhe trouxe acerca daquilo que você quer e do que a faz, de fato, feliz. Se ele aprendeu a amar melhor, imagina você, que estava um passo à frente?

Então, se puder, alegre-se. Porque se ele se esforça agora, a sua dor não foi em vão. Triste seria se perdê-la não o tivesse modificado em nada.


Ana Lúcia Gosling

Escrevo contos, crônicas e arrisco poesias no meu blog pessoal (https://anagosling.wordpress.com/). Por aqui, vou deixando impressões..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Ana Lúcia Gosling
Site Meter