queime depois de ler

A arte imitando a vida

Aline Rollo

Essa metamorfose ambulante

Um olhar sobre São Thomé das Letras

Arquitetura, natureza, energias e contradições fazem de São Thomé das Letras, em Minas Gerais, um lugar especial, onde hippies, turistas e moradores convivem de forma harmônica, completando um verdadeiro paraíso esotérico no Brasil.


IMG-20150503-WA0064.jpg

Qual é a visão da cidade de São Thomé das Letras? Vista de cima, do alto das montanhas onde está localizada, é um paraíso astral. Um encontro com o céu, que parece estar bem pertinho da gente. Vista da cidade, um encontro entre a arquitetura peculiar e as energias vindas da terra.

Em São Thomé, assim como em várias cidades de Minas Gerais, os contrastes são verdadeiras fotografias emolduradas na mente e nos corações daqueles que procuram por uma resposta espiritual. É algo que transcende a realidade, com seu chão de pedras quartzito e cristais, suas pequenas capelas fincadas nas pedras espalhadas pela cidade.

IMG-20150502-WA0007.jpg

O que se vê é uma grande mistura de energias. Santos católicos convivem alegremente com elementos esotéricos. O próprio nome, São Thomé, é um contraste por si só. Cânticos religiosos se misturam aos sons dos violões dos hippies, que exaltam a força da natureza e das construções locais, motivos pelos quais muitos vieram por turismo e decidiram fincar residência da cidade

A arquitetura barroca predomina, principalmente na Igreja Matriz, símbolo da cidade, que foi construída em 1785. Ao lado, uma gruta que, reza a lenda, deu origem ao município, quando o escravo João Antão lá se refugiou e recebeu uma carta de um homem misterioso, que lhe conferia a liberdade.

IMG-20150502-WA0003.jpg

O Parque Municipal Antônio Rosa é o local da busca da paz, da renovação das energias, do encontro com a força maior que nos rege. E aí encontramos mais três símbolos da cidade: o Cruzeiro, a Pedra da Bruxa e a Pirâmide, uma simples construção de quartzito que atrai milhares de visitantes, encantados com a paisagem que se forma abaixo.

De cima, casinhas coloridas quase tocam o céu. Ali se respira densamente, mas completamente. O ar entra nos pulmões com a força de um movimento libertador. Ao som dos violões, o por do sol forma a fotografia mais singela e gigantesca. E mais belezas naturais se espalham por São Thomé das Letras. Cachoeiras grandes, pequenas, piscinas naturais, envolvidas por trilhas onde a atmosfera é predominantemente libertadora, levam moradores e turistas ao encontro das energias da natureza. Na Eubiose, é possível chegar a pé, observando pelo caminho os cristais espalhados pela terra vermelha. Em Véu da Noiva, localizada a 12 quilômetros da cidade, a queda d´água de oito metros de altura faz pensar no quão grande é a natureza. Quão grande é a força interior que nos rege.

IMG-20150503-WA0015.jpg

São quase sete mil habitantes vivendo diariamente uma cultura ambígua a das grandes cidades, com seu por do sol tranqüilo, seus bares de rock, e sua lua, que parece ser possível ser tocada.

Os olhares sobre São Thomé das Letras podem ser variados. Mas a energia que se passa pelas imagens da cidade, são, inegavelmente, o ponto positivo de se entrar em contato direto com a natureza.


Aline Rollo

Essa metamorfose ambulante.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/sociedade// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Aline Rollo