Rafael Nogueira

Historiando Histórias.

  • Zumbi e o revisionismo nada histórico

    Venho já há algum tempo pensando em escrever sobre Zumbi e a polêmica que o cerca. Relutei por crer haver um nível de discussão mais elevado onde que eu um jovem professor e historiador não teria tanta relevância no que escrevesse. Entretanto notei em vários blogs e sites a predominância da tese do escritor Leandro Narloch presente em seu livro Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil. Inclusive sites mais digamos famosos citam Narloch além de historiadores dando respaldo para seu escrito. Como é de praxe eu desconfiei até onde Narloch tinha razão em suas postulaçõeS. Trouxe alguns pontos para a discussão.

  • Por que a evolução é tão mal compreendida?
    O site Universo Racionalista traduziu um artigo do jornal The Guardian intitulado Evolution makes scientific sense. So why do many people reject it?. No texto é apresentando as duas questões psicológicas que levam a evolução ser rejeitada. Nas ...
  • Revista o Careta novembro de 1909-1.JPG
    A Favella como substantivo
    Na edição de número 79 de 4 de Dezembro de 1909 da revista Careta o termo Favella (conforme grafia da época) ainda possuía a condição de substantivo próprio para designar o Morro da Favella. Aos poucos a palavra iria se transformar em um ...
  • Ivan-Illich. Fonte, nicholas gimes.jpg
    A Desescolarização: uma questão contemporânea

    Antes de tudo gostaria de dizer que este texto não tem pretensão cientifica, seja no âmbito da Pedagogia ou da Psicologia. É no limite da minha capacidade um texto introdutório de opinião refletindo sobre a chamada desescolarização.

  • Mito e política.jpg
    A não participação na política e as teorias da conspiração

    Quem matou Teori Zavascki? Entender essa desconfiança é entender como o processo de cidadania é longo no Brasil.

  • francois-hartog.jpg
    Regimes de historicidade em François Hartog

    Uma pequena reflexão sobre a noção do regime de historicidade, num período conturbado, onde nossa percepção foi abalada e o futuro não sabemos onde se escondeu.

  • PIBID.jpg
    O PIBID como ferramenta para uma nova cultura escolar

    Um texto sobre uma das maiores iniciativas na educação brasileira que não pode parar.

  • Operários - 1933. Tarsila do Amaral.jpg
    A nova classe trabalhadora

    O que a nova classe trabalhadora almeja para si em seu futuro? Em uma palavra: autonomia.

  • letramento_informacional.jpg
    Aprendizagem e desenvolvimento

    Uma pequena reflexão sobre o ensino e o desenvolvimento.

  • Janus-Vatican.JPG
    Os neosocialistas e os neoconservadores: duas classes perigosas

    Os extremos sempre serão inimigos da democracia liberal. Diante disso pretendo mostrar o perigo desses dois extremos, tanto a direita quanto a esquerda. Ficarmos atentos a eles é o primeiro passo para preservar a nossa frágil democracia liberal.

  • Genero.jpg
    Equidade de Gênero: uma discussão necessária

    Mesmo depois de 30 anos da Constituição Federal, da LDB, do PNE, dos PCN’S e mais recentemente dos princípios Yogyakarta, assegurarem o direito a igualdade de gênero ainda que algumas somos obrigados a assistir nos noticiários todos os dias casos de pessoas sendo agredidas e até mortas por conta de sua identidade de gênero.

  • Imagen Thumbnail para Lazer.jpg
    A Negação Do Direito Ao Lazer

    O lazer é um direito humano fundamental para o desenvolvimento da sociedade cada vez mais massificada.

  • Esperança-nas-expectativas-Portal-6-735x400.jpg
    O Sistema perverso da esperança

    No ideário de valores da nossa sociedade ocidental o que a esperança, um valor tão visado tem a oferecer para a humanidade? Nada. Nega a vida em todos os seus fundamentos.

  • Rafaek.jpg
    A Família Santos

    Uma família do sertão nordestino veio tentar a sorte na cidade grande do Rio de Janeiro e contaram o desfecho dessa história para este autor que vos fala.

  • agostinho.jpg
    A cidade de Deus de Santo Agostinho

    Agostinho viveu num mundo em pedaços. Viveu entre os séculos IV e V da nossa era comum. Assistiu uma Roma em decadência, um império infestado de corrupção, os povos germânicos batendo a porta das fronteiras romanas, o cristianismo se consolidando como religião oficial de Roma e ainda imperadores agora convertidos ao cristianismo protegendo a nova religião, ao mesmo passo buscando interesses próprios movidos por paixões e ambições.