Rafael Nogueira

Historiando Histórias.

Aprendizagem e desenvolvimento

Uma pequena reflexão sobre o ensino e o desenvolvimento.


A princípio no campo teórico um parece estar ligado ao outro. Ou seja, quanto mais aumenta o nível de aprendizagem maior será a possibilidade de desenvolvimento das competências e habilidades no educando por meio do ensino. No entanto no campo prático não parece ser tão simples assim. Acontece que nem sempre o aluno que aprende algo consegue desenvolver por exemplo um raciocínio na resolução de problemas de grau médio. Do mesmo modo há exemplos de estudantes com habilidades musicais e que no entanto tem dificuldades em aprender um conteúdo simples. Por isso tudo vemos a complexidade da questão.

Penso que há dois pontos chave nessa discussão: alfabetização e letramento. O primeiro que como sabemos é definido por uma capacidade simples de assinar o próprio nome, conseguir escrever pequenos textos e ter uma leitura razoável. Porém é tênue a linha que separa alfabetismo e o analfabetismo funcional. Pois o analfabeto funcional consegue escrever o seu nome e algumas palavras bem como ler alguns parágrafos. Daí a dificuldade de avaliar.Por fim temos ainda o letramento. Mas o que seria letrado? Nada mais é quando o indivíduo é alfabetizado e consegue fazer os usos sociais disso. A título de exemplo: o aluno recebe um formulário com perguntas sobre onde mora e tudo mais. A partir da leitura ele consegue decodificar o sentido das perguntas e consegue preencher sozinho o formulário. Um analfabeto funcional até consegue ler mas não faz sentido nenhum para ele. E assim não consegue responder. Então para finalizar pensar qual é a relação entre aprendizado e desenvolvimento é compreender a discussão sobre analfabetismo funcional e letramento.

Buscar explicação nas questões sociais para esta questão é simplista e determinista demais. Obviamente que sabemos que há influência do meio social. Mas ela não explica tudo e não pode ser o ponto de partido. O eixo de futuras hipóteses deve se pautar além do analfabetismo funcional e do letramento para a chamada medicalização da infância e claro estudar individual cada caso de aprendizagem e desenvolvimento

letramento_informacional.jpg

Fonte: Blog do professor Ronald Costa


Rafael Nogueira

Historiando Histórias..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/sociedade// //Rafael Nogueira