Natalia Cola de Paula

Escrever é fazer arte, é dividir conhecimento, é aprender com cada frase, é libertar-se.
Faço textos diversos e inéditos sob encomenda. Interessados entrar em contato no e-mail: [email protected]

Enfim, 2020 chegou ao fim.


download.jpg

Não, as coisas não mudarão após o relógio transpassar a meia noite. Você provavelmente não ganhará o Prêmio da "Mega da Virada" e não iniciará 2021 milionário. Mas sim, é um novo ano que se inicia com novas esperanças, perspectivas, e novas oportunidades. Enfim, o atípico e conturbado 2020 chegou ao fim.

Uma coisa importante para ressaltar é que esse momento de reflexão de fim de ano é muito importante, deveras valioso visualizar seu atual estado, onde chegou, o quanto conquistou e onde ainda quer chegar. É a através do autoconhecimento e da autocrítica de saber onde se está, que podemos traçar metas concretas e executáveis dee onde queremos chegar.

Ilusão romantizar a virada de ano, fazer promessas inócuas que você mesmo tem a convicção que não cumprirá, brindar e acreditar que tudo de bom virá com a chegada do ano novo. Até chegar em fevereiro ou março e ver que tudo continua o mesmo marasmo de sempre. Sabe por quê? Porque você continua o mesmo... O mundo só muda quando nós mudamos. Por isso gosto de sempre enaltecer a seguinte frase: " Seja a mudança que você quer ver no mundo. - Mahatma Gandhi ". Se você quer mudar o mundo, comece mudando a si mesmo.

mudar.jpg

Por analogia, o mesmo pensamento aplica-se ao ano novo, se você quer que ele seja diferente do ano velho, faça com ele seja diferente. Suas ações transformam! Nunca se esqueça disso. Palavras podem inspirar, afagar, ensinar, elas têm um potencial enorme, é através delas que posso me comunicar com você, caro leitor! Todavia, é através das ações que o plano das palavras toma forma e se torna palpável. As ações são a concretude de nossas ideias. De nada adianta traçarmos suntuosos planos de ano novo se não buscarmos meios de transformarmos tais planos em realidade a partir de pequenas ações cotidianas.

Sobre o poder de pequenas ações para o alcance de uma grande meta, importante frisar que um belo castelo é construído com um tijolo por dia. Certamente, se você colocar um tijolinho por dia em seu castelo dos sonhos, ao final dos 365 dias terá seu castelo edificado e bem sólido, porque foi construído de forma gradativa. Talvez ele não saia como antes planejado, porque imprevistos sempre ocorrem, daí a necessidade de sermos resilientes e nos adaptarmos às mudanças que não estão ao nosso controle.

É... se tem uma lição que 2020 nos deixou com louvor foi ser resiliente. Esse ano exigiu muito de nós, adaptabilidade às circunstâncias nunca antes vividas, isolamento social, cuidados extremos com higiene, virtualização dos serviços, ensino EAD, "home office", enfim, foram tantas mudanças, em tantos setores sociais, que mal nos lembramos do nosso antigo "normal".

O que extrair de tudo isso? Que em que pese tantas mudanças, ainda continuamos sendo nós. Mesmo com tantos intemperismos, sobrevivemos e driblamos as dificuldades. A única coisa que não pudemos driblar foram as incontáveis mortes oriundas do Covid-19, o que nos ensinou a valorizar ainda mais o dom da vida. Não só a nossa vida, mas a de nossos familiares e amigos. Que nessa virada de ano tenhamos mais votos de saúde à mesa e menos de dinheiro.

Posto isso, pode-se afirmar que 2020 foi um ano marcante, histórico, assolado por uma pandemia que provocou mortes, crise financeira, crises emocionais, desemprego, dentre outras mazelas. Por sua vez, foi um ano que nos fez crescer como seres humanos, nos fez aprender sábias lições, nos fez evoluir!

Esse ano nos ensinou que não precisamos de muito para sermos felizes, nos mostrou a diferença entre o que é essencial e o que é supérfluo. Evidenciou que nada substitui a presença humana, o abraço, o carinho e o beijo forte. Nos ensinou que o excesso faz mal e a escassez também, que precisamos de ponderação entre redes sociais e vida cotidiana. Acima de tudo, nos ensinou a valorizar as pequenas atitudes, valorizar pequenas banalidades que, por vezes, passavam despercebidas na correria desenfreada do dia-a-dia. 2020 nos ensinou que podemos ser muito melhores do que somos e que a felicidade está na simplicidade. A humanidade sai transformada desse ano. Sei que você, assim como eu, tirou grandes aprendizagens desse árduo ano de 2020, que serviu de escola para nós todos.

Por isso, olhe bem para si, para seus sonhos, para sua família e amigos, tenho certeza que tem muito mais razões para agradecer do que para reclamar. Então, seja grato! 2020 fez você crescer e se fortalecer! De coração, desejo a todos meus prezados leitores que 2021 seja um ano melhor em todos os aspectos, repleto de paz, saúde, amor, prosperidade, e realizações, conto com cada um de vocês para isso! Vamos fazer desse ano esplêndido! Que cada dia seja mais um dia de aprendizagem e evolução, porque no fundo, nossa missão nessa efêmera existência chamada vida é nos tornarmos a nossa melhor versão de nós mesmos!

Feliz ano novo! Sejamos a mudança que queremos ver no mundo! Beijo grande!


Natalia Cola de Paula

Escrever é fazer arte, é dividir conhecimento, é aprender com cada frase, é libertar-se. Faço textos diversos e inéditos sob encomenda. Interessados entrar em contato no e-mail: [email protected]
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //Natalia Cola de Paula