realizando mudanças

Em busca do autoconhecimento e da felicidade

Lu Moreno

Uma mistura de sarcasmo e otimismo que faz com que eu seja ao mesmo tempo engraçada e muito ácida nos meus comentários. Tenho a mania de me levantar a cada vez que a vida me dá um soco, portanto não se irrite quando eu fizer piada das dores alheias, afinal é preciso humor para superar o sofrimento certo?
Também sou autora do site Realizando Mudanças (www.realizandomudanças.com)

5 lições de Andy Dufresne que todo empreendedor deveria seguir

Saiba o que um condenado à prisão perpétua pode ensinar para os empreendedores de primeira viagem.


um-sonho-de-liberdade.jpg

No filme Um Sonho de Liberdade, o banqueiro Andy Dufresne é condenado à prisão perpétua pelo assassinato de sua esposa e do amante dela, apesar de Andy se declarar inocente. O ambiente da prisão se mostra muito hostil ao personagem, mas não é possível encontrar nenhum sinal de desistência, ao contrário, ele consegue enxergar através daqueles muros de pedra, e não permite que os acontecimentos ruins apaguem a esperança que sempre carregou dentro de si.

Lançado há 21 anos, o filme carrega ensinamentos que são, hoje, de grande ajuda para aqueles que desejam criar uma empresa de sucesso. Através dessas cinco lições, Andy Dufresne estampa na cara de todo visionário aspirante a empreendedor que, antes de vencer o mundo, é preciso vencer a si mesmo e ser mais forte do que todos os obstáculos que vão aparecendo no caminho.

1- Não deixe que as situações e a rotina te moldem a ponto de não conseguir mais sair delas

andy-e-red.jpg

Ao longo da vida somos "condicionados", ou "institucionalizados" como diz no filme, com horários, padrões, regras de conduta e sem nos darmos conta, acabamos seguindo a correnteza imposta por terceiros. Criar uma empresa ou startup significa sair da sua zona de conforto e enfrentar o que estiver por trás daqueles "muros" que estavam à sua volta. Por isso ter uma mente crítica e questionar certos padrões que nos são ensinados como verdades absolutas é essencial para analisar o mundo e descobrir quais mudanças quer fazer para melhorá-lo.

2- Continue o seu trabalho, por mais que digam que você não vai conseguir ser bem sucedido

andy-dufresne-biblioteca-nova.jpeg

Disseram para Andy que ele não iria conseguir verba para melhorar a biblioteca da prisão. Depois de 6 anos mandando uma carta por dia ao Senado, ele conseguiu o dinheiro e disse "Da próxima vez eu envio duas cartas ao invés de uma". Dito e feito, ele passou a enviar 2 cartas por dia e conseguiu em menos tempo que aumentassem os recursos para fazer as reformas necessárias. Sempre vão te dizer que a sua ideia não vai dar certo, que ninguém conseguiu antes, que é difícil, mas aqueles que falharam e desistiram logo na primeira derrota não tentaram o suficiente e acabam dizendo que é impossível.

3- O sucesso não nasce da noite para o dia, portanto, tenha persistência

andy-dufresne-consegue-fugir-da-prisao.jpg

Dufresne foi cavando a parede pedra por pedra e só conseguiu fugir da prisão depois de 20 anos. Durante o seu percurso haverá momentos de desânimo, por isso é importante manter a sua mente focada no objetivo final, que é o sucesso de sua empresa. Como num jogo, a cada obstáculo enfrentado você ficará mais forte e experiente para a próxima etapa e as derrotas devem ser vistas como um aprendizado, você absorve as coisas boas, grava na mente os erros que não devem mais ser repetidos e segue em frente.

4- Sonhe alto

andy-dufresne-jihuatenejo.jpg

Andy desejava ter um pequeno hotel em Zihuatanejo, no México, comprar um barco usado, reformá-lo, e levar os seus hóspedes para passear. Lembre-se que ele é um condenado à prisão perpétua, então para muitos esses desejos são, na verdade, loucuras impossíveis de se realizar. No final do filme ele nos mostra que, com uma meta bem definida, planejamento e um pouco de ousadia, conseguimos realizar o sonho, independente de seu tamanho, portanto, não se limite àquilo que é palpável, saia da zona de conforto, trace seus objetivos e não pare até conseguir atingi-los.

5- Se agarre a algo que mantenha a sua esperança viva

andy-dufresne-esperança.jpg

Quando o desânimo e a melancolia baterem na sua porta, lembre-se dos motivos que te levaram começar e o porquê está fazendo tudo isso. Ter esperança engloba todos os itens acima, pois gira em torno de permanecer firme diante dos problemas e ter entusiasmo, agindo como se todos os dias fossem aquele primeiro momento no qual você decidiu abrir a empresa e estava com a energia e disposição necessárias para vencer e ser bem sucedido.


Lu Moreno

Uma mistura de sarcasmo e otimismo que faz com que eu seja ao mesmo tempo engraçada e muito ácida nos meus comentários. Tenho a mania de me levantar a cada vez que a vida me dá um soco, portanto não se irrite quando eu fizer piada das dores alheias, afinal é preciso humor para superar o sofrimento certo? Também sou autora do site Realizando Mudanças (www.realizandomudanças.com).
Saiba como escrever na obvious.
version 6/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Lu Moreno