reflexão uma aventura na mente.

Escrever é a arte de expressar o pensamento.

Jessie Alves

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo. Desenhista Projetista. Artesã, costureira de vez em quando. Apaixonada por tudo que alimenta a alma, pela espiritualidade, artes, viagens(viveria com isso), musica, natureza, livros, cultura e cinema. Por boas conversas, bons amigos, um bom café, uhmmmm, e chocolate com certeza. Com a alma colorida como tecido peruano, solta como uma nômade, e sonhos maiores que eu, mas sempre com pés no chão. Com um coração tatuado de esperança, desenhada por experiências e momentos. Que contos e poesias, amores e alegrias sejam feitos antes do ponto final.

A questão não é defender, mas sim, entender

As pessoas, mais nesses últimos tempos tem cuspido o que vem na cabeça, o que acha que é certo, o que acha que deve ser dito. Mas onde esta o problema em tudo isso? Qual o ponto que se torna relevante?

"Se não sabe escutar, não sabe falar".
(Heráclito)


falar.jpg

Saber falar, o que falar e como, faz toda a diferença em todos os aspectos. Já diziam: "Se as pessoas soubessem se comunicar não haveria guerra".

Consideramos que todas as pessoas tem direito de escolha, todo cidadão pode falar sua opinião, sabendo quando falar, porque nem todo momento também é adepto a alguns comentários, e ao falarmos algo temos que ter um senso comum do que dizer, porque e quando dizer e o sentido, devemos observar o sentido real das palavras e o significado delas porque muitas vezes dizemos algo e aquela palavra não é próprio para aquilo que pensamos ou que estamos vivendo.

beneficios-que-podem-ser-adquiridos-ao-ouvir-mais-e-falar-menos-noticias.png

Ouvir uma mensagem essa semana dizendo, o que é normal e o que é anormal, saber o certos e errados, sobre criticas e defesas, se está correto ou não. Mas a questão não é está, se está certo se está errado a questão principal é saber dizer as palavras de forma de adequada e no seu verdadeiro sentido. Pois se tivermos essa percepção, algumas coisas não precisariam ser discutidas. Percebo que o português tem perdido seu sentido, as pessoas não sabem mais do que estavam falando, só ouvem as coisas que acham que deve ouvir, falam o que pensa mas não param pra entender o significado das coisas e não param para ouvir com atenção e entender o que deveriam.

saber-ouvir.jpg

A psicoterapeuta Cláudia Prates ensina que, "dependendo de como se embrulha uma verdade, a "digestão é suave, absoluta, produtiva e nutritiva". Mas se for errado, "um jornal jamais será conhecido como embrulho de um diamante. Mas um zircônio numa caixa de veludo pode passar por diamante" Ela acrescenta que a mesma força nutritiva pode ser destrutiva. "A palavra dita com carga de mágoa estraga qualquer relacionamento. Mas a responsabilidade é do emissor e do receptor. Por isso a importância de uma montagem de fala bem feita para evitar equívocos." A forma que a psicoterapeuta age, em todos os ramos da vida, serve de lição para todos: "Não oculto uma vírgula do que tem de ser falado, mas tenho o zelo de escolher a maneira para que cada palavra seja aproveitada de forma nutritiva e evolutiva"."

Então, antes de se expressar tenha certeza do significado das palavras que estão sendo ditas, certeza do que quer dizer, e do contexto que está sendo falado, assim vamos evitar muitas conversas desagradáveis ou conversas desconexas. E com certeza você estará ajudando a fazer um mundo melhor, mais inteligente e de menos blablablá desnecessário.

Ouvir.jpg

"Eu sei, o certo é pensar duas vezes antes de falar algo, mas eu gosto de gente que diz o que pensa, não enrola e nem se contradiz, pois permite que eu me aproxime mais por causa do efeito da sua transparência. Mas essas, sabem falar". (Vitoria Martini).

E como diz um versículo bíblico: "Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, assim tardio para se irar." (Tiago 1:19)


Jessie Alves

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo. Desenhista Projetista. Artesã, costureira de vez em quando. Apaixonada por tudo que alimenta a alma, pela espiritualidade, artes, viagens(viveria com isso), musica, natureza, livros, cultura e cinema. Por boas conversas, bons amigos, um bom café, uhmmmm, e chocolate com certeza. Com a alma colorida como tecido peruano, solta como uma nômade, e sonhos maiores que eu, mas sempre com pés no chão. Com um coração tatuado de esperança, desenhada por experiências e momentos. Que contos e poesias, amores e alegrias sejam feitos antes do ponto final..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/recortes// @obvious //Jessie Alves