reflexão uma aventura na mente.

Escrever é a arte de expressar o pensamento.

Jessie Alves

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo. Desenhista Projetista. Artesã, costureira de vez em quando. Apaixonada por tudo que alimenta a alma, pela espiritualidade, artes, viagens(viveria com isso), musica, natureza, livros, cultura e cinema. Por boas conversas, bons amigos, um bom café, uhmmmm, e chocolate com certeza. Com a alma colorida como tecido peruano, solta como uma nômade, e sonhos maiores que eu, mas sempre com pés no chão. Com um coração tatuado de esperança, desenhada por experiências e momentos. Que contos e poesias, amores e alegrias sejam feitos antes do ponto final.

Arquitetura: uma definição explicativa

A arquitetura, como uma arte do ser humano, busca perceber os desejos e necessidades daquele que pretende erguer “sua moradia, seu local de trabalho, seus espaços”. Que possam interagir e fazer sentido.


reconhecimento_arquitetura.jpg

Uma construção deve ter a cara do cliente, transpondo das ideias da mente, ao papel e assim fazendo o imaterial tornar-se material. Tudo isso é obtido com estudos técnicos, onde o arquiteto busca a melhor disposição no terreno aproveitando ao máximo e respeitando a topografia existente, evitando aterros ou cortes desnecessários trazendo harmonia a relação entre os espaços.Deve-se observar todo o entorno, e tudo aquilo que envolve o local, pois a obra sempre gera impactos no local e na paisagem e é percursor de transformações onde inseridas. A arquitetura deve trazer também qualidade para vida humana, e estimular soluções para vida urbana.

Como todos nós temos vontades, sonhos, ideias e planejamentos diferentes, o profissional de arquitetura organizara e distribui os espaços de maneira a atender o “programa”, ou seja, o desejo e as necessidades do cliente. Serão definidos com o desenvolvimento do projeto arquitetônico elementos internos e externos, como os espaços e as divisões de áreas do projeto, o layout (disposição de móveis e equipamentos do projeto), os pontos de elétrica (tomadas, interruptores etc.) para que tudo possa ser organizado e iluminado de maneira correta, as melhores cores e texturas, os vários tipos de materiais de acabamento, as esquadrias, a cobertura, enfim, tudo aquilo que torne o espaço com significado e agradável efeito para o cliente.

1339606333_1337984985_infografia_arquitectura_exterior_033_p.jpg

É também parte deste processo a própria obra, a construção em si. Neste período é muito importante que o projeto arquitetônico esteja detalhado para sua perfeita compreensão e que a obra seja acompanhada por profissionais, para que a execução transcorra normalmente, sem maiores imprevistos. O acompanhamento e mesmo a administração da obra, embora possam parecer, à primeira vista, um custo desnecessário, podem evitar muitos problemas e gastos futuros, já que a materialização propriamente dita do sonho requer tempo, disponibilidade e conhecimentos, e de fato hoje em dia já é solicitado obrigatoriamente profissionais da área para maioria das obras.

44285-Faculdade-a-Distância-Arquitetura-EAD-Grátis-3.jpg

A compatibilização desses elementos deve ser feito pelo arquiteto, em conjunto com profissionais da área, para formalizar o que foi pensado e imaginado e possa ser concretizado da maneira mais clara e segura. O projeto arquitetônico deve ser o fundamento, a base para os demais projetos complementares que serão necessários, sucessivamente, como o projeto estrutural, elétrico, hidráulico.

arch.png

Portanto, observando um pouco a importância e o objetivo que tem um arquiteto, e de ser uma área mais procurada hoje em dia, ainda falta mais explicações, e definições mais abertas para a população em geral conhecer, se identificar e querer agregar os valores deste e sentir a necessidade destes profissionais no dia a dia. Com um conhecimento mais abrangente, sabendo então que são necessários, e a sua influência no mercado hoje, esses profissionais ganhem mais reconhecimento e possam fazer uma maior parte no meio urbano, seja em grandes ou pequenas construções.


Jessie Alves

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo. Desenhista Projetista. Artesã, costureira de vez em quando. Apaixonada por tudo que alimenta a alma, pela espiritualidade, artes, viagens(viveria com isso), musica, natureza, livros, cultura e cinema. Por boas conversas, bons amigos, um bom café, uhmmmm, e chocolate com certeza. Com a alma colorida como tecido peruano, solta como uma nômade, e sonhos maiores que eu, mas sempre com pés no chão. Com um coração tatuado de esperança, desenhada por experiências e momentos. Que contos e poesias, amores e alegrias sejam feitos antes do ponto final..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/arquitetura// @obvious, @obvioushp //Jessie Alves
Site Meter