Arquitetura: uma definição explicativa
Uma construção deve ter a cara do cliente, transpondo das ideias da mente, ao papel e assim fazendo o imaterial tornar-se material. Tudo isso é obtido com estudos técnicos, onde o arquiteto busca a melhor disposição no terreno aproveitando ao máximo e respeitando a topografia existente, evitando aterros ou cortes desnecessários trazendo harmonia a relação entre os espaços.Deve-se observar todo o entorno, e tudo aquilo que envolve o local, pois a obra sempre gera impactos no local e na paisagem e é percursor de transformações onde inseridas. A arquitetura deve trazer também qualidade para vida humana, e estimular soluções para vida urbana.
Como todos nós temos vontades, sonhos, ideias e planejamentos diferentes, o profissional de arquitetura organizara e distribui os espaços de maneira a atender o “programa”, ou seja, o desejo e as necessidades do cliente. Serão definidos com o desenvolvimento do projeto arquitetônico elementos internos e externos, como os espaços e as divisões de áreas do projeto, o layout (disposição de móveis e equipamentos do projeto), os pontos de elétrica (tomadas, interruptores etc.) para que tudo possa ser organizado e iluminado de maneira correta, as melhores cores e texturas, os vários tipos de materiais de acabamento, as esquadrias, a cobertura, enfim, tudo aquilo que torne o espaço com significado e agradável efeito para o cliente.
É também parte deste processo a própria obra, a construção em si. Neste período é muito importante que o projeto arquitetônico esteja detalhado para sua perfeita compreensão e que a obra seja acompanhada por profissionais, para que a execução transcorra normalmente, sem maiores imprevistos. O acompanhamento e mesmo a administração da obra, embora possam parecer, à primeira vista, um custo desnecessário, podem evitar muitos problemas e gastos futuros, já que a materialização propriamente dita do sonho requer tempo, disponibilidade e conhecimentos, e de fato hoje em dia já é solicitado obrigatoriamente profissionais da área para maioria das obras.
A compatibilização desses elementos deve ser feito pelo arquiteto, em conjunto com profissionais da área, para formalizar o que foi pensado e imaginado e possa ser concretizado da maneira mais clara e segura. O projeto arquitetônico deve ser o fundamento, a base para os demais projetos complementares que serão necessários, sucessivamente, como o projeto estrutural, elétrico, hidráulico.
Portanto, observando um pouco a importância e o objetivo que tem um arquiteto, e de ser uma área mais procurada hoje em dia, ainda falta mais explicações, e definições mais abertas para a população em geral conhecer, se identificar e querer agregar os valores deste e sentir a necessidade destes profissionais no dia a dia. Com um conhecimento mais abrangente, sabendo então que são necessários, e a sua influência no mercado hoje, esses profissionais ganhem mais reconhecimento e possam fazer uma maior parte no meio urbano, seja em grandes ou pequenas construções.