o que esperar do futuro do fashion design
Quem viveu parte da vida na década de 80, com certeza lembra-se do filme “de volta para o futuro”, que voltou a cena agora em outubro por completar 30 anos da sua estreia. Pensar nos anos 2000 e poucos no fim do século passado era uma coisa bem inventiva, sonhava-se muito com altas tecnologias que, em sua grande maioria, estão longe de ser alcançadas, principalmente nos países em desenvolvimento.
Olhando para a questão do design de moda, roupas futurísticas ou tecnologia na moda, ainda, estamos bem distantes do que se pensava há anos atrás. Poucos são os criadores que pensam numa moda mais inovadora. Pode-se trabalhar com tendências e estar há algumas coleções na frente dos sonhos consumistas de alguns, mas falando em criatividade, modelagem, ou funções diferenciadas ainda estamos engatinhando. Não é comum encontrar nas ruas as modernidades que sonhávamos em 1985.
Se pensarmos bem, vivemos no passado! O estilo retrô domina. A maioria dos designers de moda olha para o passado para criar as suas coleções, há pouco tivemos releituras dos anos 70 e 90, por exemplo.....E estamos sempre vendo referências do passado nas passarelas e nas ruas.
É difícil encarar o futuro de frente, geralmente, quando o assunto é design de moda o futuro é minimalista ou estruturado, tentando criar multi funções em uma só peça. Poucos são os criadores que pensam o design ultramoderno, mas também, às vezes, não são bem compreendidos. Gareth Pugh é um dos nomes que inova no design. Glória Coelho também sempre traz um visual mais contemporâneo. De uma maneira geral, os designers que investem neste segmento são considerados pioneiros.
Pensar em modelagens diferenciadas, sem ficar caricato, é raro, quando a mulher trocou o vestido pela calça comprida, foi uma mudança bem radical. Agora o que se pode esperar? Com a discussão de gênero cada vez mais em alta, a tendência é que a moda seja também, cada vez, mais unissex. Ou melhor, neutra, que está se tornando a palavra do momento. Giorgio Armani já igualou o look masculino e o feminino, na sua coleção 2015.
O que ainda está por vir, não se sabe, talvez seja mais fácil deixar o futuro na nossa imaginação. Perceber que vai chegando nos tecidos tecnológicos, nos acessórios modernosos e nos traços minimalistas. Pouco a pouco, o futuro vai acontecendo.
Imagens: reprodução