roberto denser

Um pé nos anos 50, outro nos anos 2000.

Roberto Denser

Roberto Denser é escritor e domador de abismos.

  • 1_4XlWwQhYQoeD4FDzmp_Zcw.jpeg
    O Grande Paradoxo

    O mundo mudou e nem todo mundo se deu conta disso. As redes sociais, hoje, ocupam um espaço importante de nossas vidas, e paradoxalmente nos desconectam da única conexão que realmente importa: com nós mesmos. Neste ensaio, uma reflexão acerca do zeitgeist que nos cerca, e uma proposta de reconexão.

  • o-poder-do-elogio.jpg
    A força destruidora de um elogio

    Nada neste mundo é absoluto, nem mesmo esta declaração, de modo que uma crítica pode ajudar a construir um futuro, assim como um elogio pode destruí-lo.

  • Roberto Bolaño.jpg
    A Angústia do Escritor ou De quando li Roberto Bolaño

    A maior angústia de um escritor é se deparar com uma obra que considera insuperável. Neste ensaio escrito a pedido, faço algumas considerações sobre esse tipo particular de angústia, partindo principalmente de minha experiência pessoal como escritor.

  • 98c9d11d813867d2847969a0ef0e2cb7275c154f3167812033da19cfea077007_facebook.jpg
    Dedicatórias Manufaturadas & Buquinagens

    Pessoas que costumam comprar livros usados em sebos frequentemente se deparam com as histórias que os livros não contam: dedicatórias manuscritas que apenas dão pistas de quem um dia os presenteou por algum motivo. Nesta crônica, confesso minha paixão por essas dedicatórias, e cito exemplos de algumas que muito me intrigaram.

  • Moinho de Vento.jpg
    Carta encontrada entre as páginas de uma edição espanhola de Dom Quixote

    Entre as páginas amareladas de uma velha edição espanhola de Dom Quixote, um escritor encontra uma carta de amor escrita nos anos 90 que jamais foi entregue à sua destinatária.

  • Henry Miller.jpg
    O dia em que Jack Kerouac quase conheceu Henry Miller

    Em 1960, sofrendo de depressão e mergulhado no alcoolismo, Jack Kerouac, autor de On the road, resolve se isolar em Big Sur, onde então vive o escritor Henry Miller.